Açoriano Oriental
Prémios Gazeta de Jornalismo entregues terça-feira
 O Presidente da República, Cavaco Silva, entrega terça-feira, em Lisboa, os Prémios Gazeta de Jornalismo 2006, galardões atribuídos desde a década de 80 pelo Clube de Jornalistas, anunciou a associação.
Prémios Gazeta de Jornalismo entregues terça-feira

Autor: Lusa / AO online
A cerimónia de entrega, que irá decorrer durante um jantar nas Ruínas do Convento do Carmo, vai contar igualmente com a presença do ministro dos Assuntos Parlamentares e responsável pela tutela da pasta da Comunicação Social, Augusto Santos Silva.

O trabalho feito pelo jornalista da RTP1 Jacinto Godinho sobre a história da emigração portuguesa foi o seleccionado para receber este ano o Grande Prémio Gazeta, segundo anunciou em Junho passado o Clube de Jornalistas.

O conjunto de três trabalhos desenvolvidos pelo repórter na série televisiva "Ei-los que partem - História da Emigração Portuguesa", que foi avaliado por um júri composto por jornalistas e personalidades ligadas ao mundo académico, será distinguido com um prémio de valor monetário de 20 mil euros.

O júri da iniciativa, que conta com o patrocínio exclusivo da Caixa Geral de Depósitos, destacou na altura o trabalho desenvolvido pelo jornalista da RTP pelo "rigor com que a informação recolhida foi tratada, a multiplicidade de géneros jornalísticos utilizados - da entrevista, à reportagem e ao comentário - a clareza do texto produzido, a fluidez e pertinência das imagens transmitidas".

O jornalista João Pacheco é outro dos galardoados da edição deste ano, com a distinção de Prémio Gazeta Revelação.

A revista mensal Mais Alentejo arrecadou o Prémio Gazeta Imprensa Regional, tendo o júri da competição decidido, ainda, atribuir o troféu Gazeta de Mérito ao jornalista Manuel António Pina.

Com o intuito de prestigiar o primeiro jornal português, a Gazeta, cuja publicação se iniciou em 1641, os Prémios Gazeta são atribuídos desde 1984 pelo Clube de Jornalistas.

A valorização dos jornalistas portugueses e o estímulo da qualidade do jornalismo talento e criatividade são os principais objectivos desta iniciativa.

Entre os jornalistas distinguidos pelos Prémios Gazeta encontram-se os nomes de Carlos Cáceres Monteiro, Joaquim Furtado, Inês Pedrosa, Adelino Gomes, Laurinda Alves, Carlos Fino, Ana Sousa Dias e Cândida Pinto.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados