Portugal vai ter de devolver 580 mil euros de verbas da PAC


 

Lusa/AO Online   Internacional   11 de Dez de 2008, 14:36

Portugal vai ter de devolver 580 mil euros de verbas relativas à Política Agrícola Comum (PAC), devido a medidas inadequadas de controle financeiro e incumprimento nas regras comunitárias das despesas, anunciou hoje a Comissão Europeia.

 Ao todo, Bruxelas vai exigir a devolução de 528,5 milhões de euros de fundos da PAC a vários países membros. As rectificações mais significativas verificaram-se com a Itália, que terá de devolver 162l5 milhões de euros, seguido da Grécia, com 151 milhões de euros, e o Reino Unido, com 84,7 milhões de euros.

    "Estamos a fazer grandes esforços para controlar as despesas do sector agrícola e têm sido consideráveis as melhorias no sistema de controlo ao longo dos últimos anos, já que este dinheiro é dos contribuintes e eles têm o direito de saber se está a ser bem aplicado" referiu a comissária da Agricultura e Desenvolvimento Rural, a dinamarquesa, Mariann Fischer Boel.

    Desde 1995, altura em que foi implementada a medida para a recuperação de fundos, esta é a vigésima nona rectificação sobre os estados membros e que vai levar à devolução de fundos indevidamente gastos.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.