1.º de Maio

Portugal tem a maior proporção na UE de patrões sem instrução ou com ensino básico

Portugal é o país da União Europeia que tem a maior proporção de patrões sem instrução ou com o ensino básico, apesar da melhoria registada nos últimos anos, segundo dados divulgados pela Pordata.




Num retrato sobre o mercado de trabalho em Portugal, no âmbito do 1.º de Maio (Dia do Trabalhador), a Pordata destaca que quase metade dos trabalhadores por conta própria como empregadores (44%) têm, no máximo, até ao 9.º ano de escolaridade.

No entanto, verifica-se uma evolução positiva face aos 60% registados há 10 anos.

A Pordata realça que, por outro lado, em 2023, os trabalhadores por conta de outrem em Portugal estavam igualmente distribuídos por nível de escolaridade: 1/3 até ao 9.º ano, 1/3 com ensino secundário e 1/3 com curso superior.

Segundo os dados, o maior aumento de trabalhadores por nível de ensino, em 10 anos, registou-se nos licenciados (+10 pontos percentuais) e a maior diminuição nas pessoas com o 1.º ciclo do ensino básico, ou seja, o 4.º ano (-7 pontos percentuais).

Em 2013, 1,2% dos trabalhadores por conta de outrem não tinham nenhum ciclo de ensino, 13,3% tinha o primeiro ciclo, 13,8% o segundo ciclo e 22,4% o terceiro ciclo, enquanto 25,7% tinha o ensino secundário e pós-secundário e 23,6% o ensino superior.

Em 2023, 0,5% não tinham nenhum ciclo de ensino, 6,3% tinham o primeiro ciclo, 8,9% o segundo ciclo, 18,2% o terceiro ciclo, 33% ensino secundário e pós-secundário e 33,1% o ensino superior.


PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024