Sociedade

Portugal só com metade do voluntariado da média europeia

Portugal só com metade do voluntariado da média europeia

 

Lusa/AO online   Nacional   29 de Nov de 2011, 10:45

O voluntariado em Portugal atinge valores de envolvimento “bastante reduzidos”, na ordem dos 12 por cento, face à média europeia de 24 por cento, mas há um aumento significativo da participação em campanhas pontuais, aponta um estudo inédito.
A investigação “Voluntariado em Portugal” realça que, na última década, se assistiu na União Europeia (UE) a “um aumento quer do número de voluntários, quer do número de organizações promotoras do voluntariado”.

“Estima-se que, na UE, estejam envolvidos no voluntariado entre 92 a 94 milhões de adultos, o que representa cerca de 23 a 24 por cento da população”, refere o documento.

Os “maiores níveis de envolvimento” são no norte da Europa, em países como a Holanda e a Suécia (cerca de 40 por cento), o que “contrasta fortemente” com a realidade dos países do sul da Europa, como Portugal, Espanha e Itália, “onde os níveis de envolvimento são pouco superiores a 10 por cento”.

Em Portugal, a participação tem “valores bastante reduzidos”, na ordem dos 12 por cento, indica o estudo, que refere a “ausência de uma cultura de voluntariado” no país.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.