Açoriano Oriental
Portugal quer fomentar empreendedorismo
Fomentar nos jovens o empreendedorismo, sobretudo num contexto de crise, é o objectivo da Semana Global do Empreendedorismo que segunda-feira começa simultaneamente em Portugal e em 75 países, disse à agência Lusa um dos organizadores.

Autor: Lusa/AOonline
    "No cenário de crise, mais pessoas vão ter de se lançar, porque assim são obrigadas, mas o desafio também é maior e mais apelativo", afirmou João Trigo da Roza, da Associação Portuguesa Business Angels (APBA).

    Esta Associação, em colaboração com o Instituto de Desenvolvimento e Inovação (IDI) e com a Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES), dinamiza em Portugal a Semana Global do Empreendedorismo em conjunto com centenas de países por todo o mundo, da China aos Estados Unidos.

    "Queremos mostrar às pessoas que existe uma atitude - o empreendedorismo - que permite lançar novos projectos", explicou.

    "São cada vez mais as pessoas com perfil para fazerem carreiras em multinacionais que têm ideias e que se decidem lançar por conta própria - e não é o habitual abrir um café na esquina", sublinhou.

    Segundo Trigo da Roza, "os estudos mostram que há uma evolução no empreendedorismo em Portugal, que duplicou nos últimos anos mas ainda há muito a fazer".

    De 17 a 23 de Novembro, mais de 35 iniciativas espalhadas por todo o País promovem a inovação nos negócios.

    No Estoril, 100 alunos do secundário vão criar uma empresa no espaço de 24 horas que depois apresentam a um júri.

    No Porto, a Associação Nacional dos Jovens Empresários (ANJE) põe em contacto jovens empreendedores e empresários com vista ao desenvolvimento de negócios.

    No Instituto Superior Técnico, em Lisboa, um conferência explica o que as incubadoras podem fazer pela criação de empresas.

    A abertura oficial acontece a 17 de Novembro no Centro de Congressos de Lisboa, com vários debates sobre o tema.

    O movimento a favor do empreendedorismo surgiu na Inglaterra há quatro anos. Este ano, a norte-americana Fundação Kauffman organiza pela primeira vez a Semana Global do Empreendedorismo em 75 países. 

   


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados