Açoriano Oriental
Portugal continental sob aviso amarelo devido à chuva e agitação marítima
Os 18 distritos de Portugal continental estão esta terça-feira sob aviso amarelo, segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva e agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental sob aviso amarelo devido à chuva e agitação marítima

Autor: Lusa/AO Online

 

De acordo com o IPMA, os 18 distritos do continente estão sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoadas e agitação marítima, com ondas de sudoeste com 3,5 a 4,5 metros, entre as 06:00 e as 17:59 de hoje.

O aviso amarelo pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu geralmente muito nublado, com abertas a partir do início da tarde, períodos de chuva forte até ao início da manhã, passando a regime de aguaceiros, que serão por vezes fortes no Minho e Douro Litoral e condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial no Minho e Douro Litoral.

Está também previsto vento moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte no litoral com rajadas da ordem dos 80 km/h e forte a muito forte com rajadas da ordem dos 100 km/h nas terras altas, diminuindo gradualmente de intensidade a partir do meio da manhã.

No sul, prevê-se céu geralmente muito nublado, com abertas a partir do início da tarde, períodos de chuva forte, passando gradualmente, de noroeste para sueste, a regime de aguaceiros a partir do meio da manhã e diminuindo de frequência, possibilidade de ocorrência de trovoada.

O vento vai soprar moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte no litoral com rajadas da ordem dos 70 km/h e forte a muito forte com rajadas da ordem dos 90 km/h nas terras altas, diminuindo gradualmente de intensidade a partir do meio da manhã.

Para o arquipélago da Madeira, a previsão aponta para céu em geral muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde, períodos de chuva até meio da tarde e vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado a forte nas terras altas.

O IPMA prevê para hoje no arquipélago dos Açores períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos para o fim da tarde e vento moderado de oeste.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e em Ponta Delgada prevê-se uma máxima de 22 graus Celsius, no Porto 20, em Évora, Angra do Heroísmo, Santa Cruz das Flores, Beja e Faro 21, Castelo Branco 19, Guarda 15 e Funchal 26.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados