Autor: Lusa/AO Online
Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda e Castelo Branco estão sob aviso amarelo até às 23:59 de hoje devido à previsão de vento de sudoeste forte a muito forte podendo atingir nas terras altas os 90 km/hora. Para Leiria e Coimbra prevê-se também chuva forte.
O IM aponta também para os distritos de Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja e Setúbal a possibilidade de ocorrência de chuva que poderá ser forte a partir do início da tarde.
Em Faro, o aviso amarelo foi colocado devido à previsão de chuva forte e agitação marítima com ondas de sudoeste que podem chegar aos cinco metros.
De acordo com o IM, estão também sob aviso amarelo a Costa Norte da Madeira e Porto Santo bem como os grupos Central e Oriental dos Açores devido ao vento forte e agitação marítima.
O aviso amarelo é o segundo menos grave numa escala de quatro e implica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, de acordo com as informações disponíveis na página da Internet do IM.
Para hoje, o IM prevê períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente muito nublado a partir do início da manhã, períodos de chuva por vezes forte, no litoral da região sul a partir do meio da manhã, estendendo-se progressivamente às restantes regiões e passando depois a regime de aguaceiros.
Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando temporariamente moderado a forte de sueste no litoral.
Nas terras altas, o vento soprará forte de sueste, tornando-se a partir da tarde forte a muito forte com rajadas até 90 km/hora.
Na Madeira e no Açores preveem-se períodos de céu muito nublado, vento forte e agitação marítima.
Quanto às temperaturas, o IM prevê uma máxima de 19 graus Celsius para Lisboa e Porto, 22 para Faro, 21 para o Funchal e 18 para Ponta Delgada.
-
Pescadores exigem novo regime de Segurança Social e seguro público obrigatório
O Sindicato dos Pescadores dos Açores defende a criação de um Sistema Integrado de Saúde e a revisão das pensões de reforma, propondo alterações no regime de Segurança Social da pequena pesca. A iniciativa visa ser inserida no Orçamento do Estado para 2026.
-
Cultura e Social
Gruta do Carvão é palco de dois espetáculos do saxofonista açoriano Luís SenraA Gruta do Carvão, em Ponta Delgada, nos Açores, vai acolher, nos dias 12 e 13 de novembro, dois espetáculos intimistas do saxofonista Luís Senra, nos quais o músico “se envolve no ambiente natural”, disse hoje a organização.