Açoriano Oriental
Portugal consegue segunda maior subida do PIB na União Europeia
Portugal conseguiu a segunda maior subida do PIB no primeiro trimestre deste ano na União Europeia (UE), depois da Suécia, após ter crescido 1 por cento face ao trimestre anterior, de acordo com os dados hoje avançados pelo Eurostat.
Portugal consegue segunda maior subida do PIB na União Europeia

Autor: Lusa/AO Online

A Suécia cresceu 1,4 por cento no primeiro trimestre de 2010, em relação ao trimestre anterior, para uma média da UE de 0,2 por cento no trimestre.

Face ao trimestre homólogo de 2009, o produto interno bruto (PIB) português avançou 1,7 por cento, de acordo com o gabinete de estatísticas europeu, o quarto maior crescimento da UE, depois da Eslováquia, Suécia e Polónia.

De acordo com a primeira estimativa do Eurostat, o PIB subiu 0,2 por cento na zona euro e na UE nos primeiros três meses do ano, face ao trimestre anterior.

No último trimestre de 2009, as taxas de crescimento registadas foram de 0,1 por cento na zona euro e 0,2 por cento no conjunto dos 27, mostram os números do gabinete de estatística UE.

Face ao trimestre homólogo, a economia da zona euro avançou 0,6 por cento, enquanto a da UE avançou 0,5 por cento.

Durante o primeiro trimestre do ano, a despesa do consumo das famílias caiu 0,1 por cento na zona euro e 0,2 por cento na união.

O investimento, por sua vez, diminuiu 1,1 por cento na zona euro e 1,2 por cento no conjunto dos 27, enquanto as exportações aumentaram 2,5 por cento na zona euro e 2,3 por cento na UE.

As importações aumentaram quatro por cento na zona euro e 3,4 por cento nos 27 estados-membros.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados