Covid-19

Portugal com oito mortes e 2.676 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal regista este sábado oito mortes provocadas pela covid-19, 2.676 novos casos de infeção, uma redução nos internamentos em enfermaria e um aumento de dois casos internados em cuidados intensivos, segundo dados oficiais.



De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), estão hoje internadas 681 pessoas, menos seis do que na sexta-feira, e, dessas, 145 estão nos cuidados intensivos, mais duas do que no dia anterior.

Lisboa e Vale do Tejo, com 885 novos casos, e a região Norte, com 911, são as áreas onde se localiza a grande maioria das novas infeções verificadas nas últimas 24 horas.

As mortes ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo (seis) e no Norte (duas).

Os dados divulgados pela DGS mostram também que, nas últimas 24 horas, há menos 328 casos ativos por comparação a sexta-feira, havendo um total de 44.588, e mais 2.996 recuperados, perfazendo agora os 955.090.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram em Portugal 17.630 pessoas e foram contabilizados 1.017.308 casos de infeção confirmados.

As autoridades de saúde têm em vigilância, nas últimas 24 horas, menos 389 pessoas, totalizando 50.638.

Desde o início da pandemia, a região de Lisboa e Vale do Tejo, com a notificação de 885 novas infeções, contabiliza até agora 396.504 casos e 7.544 mortos.

Na região Norte foram registadas 911 novas infeções por SARS-CoV-2, totalizando 391.831 casos de infeção e 5.480 mortes desde o início da pandemia.

Na região Centro registaram-se mais 410 casos, acumulando-se 135.354 infeções e 3.071 mortos.

No Alentejo foram assinalados mais 138 casos, totalizando 36.091 infeções e 1004 mortos.

Na região do Algarve o boletim regista 232 novos casos, acumulando-se 37.742 infeções e 419 mortos.

A região Autónoma da Madeira registou 52 novos casos, somando 11.395 infeções e 72 mortes.

Os Açores têm hoje 48 novos casos, contabilizando 8.391 casos e 40 mortos.

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da DGS.

O novo coronavírus já infetou em Portugal pelo menos 468.593 homens e 547.990 mulheres, mostram os dados da DGS, segundo os quais há 725 casos de sexo desconhecido, que se encontram sob investigação, uma vez que esta informação não é fornecida de forma automática.

Do total de vítimas mortais, 9.259 eram homens e 8.371 mulheres.

O maior número de óbitos continua a concentrar-se nos idosos com mais de 80 anos, seguidos da faixa etária entre os 70 e os 79 anos.

O boletim epidemiológico conjunto da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge divulgado hoje revela que a taxa de incidência (média de novos casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias) se mantém nos 312,3 a nível nacional e nos 316,6 em Portugal continental.

O Rt - que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de uma pessoa portadora do vírus – mantém-se nos 0,98 em todo o território de Portugal.

A covid-19 provocou pelo menos 4.401.486 mortes em todo o mundo, entre mais de 209,9 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.



PUB

Eurodeputado açoriano, do PSD, participou na missão de alto nível inserido no Egito, em encontros que reuniram decisores políticos de toda a região euro-mediterrânica.