Açoriano Oriental
Judo/Europeus
Portugal chega a Zagreb com um histórico de 41 medalhas

A seleção portuguesa soma mais de quatro dezenas de medalhas em Europeus, uma competição em que procura a partir de quinta-feira em Zagreb continuar a elevar a contagem de subidas ao pódio desde 1994, em Gdansk.

Portugal chega a Zagreb com um histórico de 41 medalhas

Autor: Lusa/AO Online

Coube a Justina Pinheiro a primeira medalha de sempre para Portugal em Europeus de judo com a conquista do bronze há 30 anos na cidade polaca, mas é Telma Monteiro a ‘rainha’ da competição, não só em Portugal, mas na Europa.

Não existe equivalente, nem de perto, aos êxitos da judoca em campeonatos europeus, com Telma Monteiro a conquistar 15 das 41 medalhas de Portugal, seis das quais de ouro, duas de prata e sete de bronze.

Numa carreira ímpar, a judoca, de 38 anos, que estará em Zagreb após cinco meses de paragem devido a uma lesão grave, apenas não conseguiu subir ao pódio nas duas últimas edições, em Sófia (2022) e em Montpellier (2023), onde se lesionou.

Telma Monteiro é ainda recordista de medalhas entre todas as judocas femininas na competição, a par de Barbara Classen, mas com o benefício para a alemã de ter podido fazer duas categorias de peso, o original e o Open, nas mesmas edições, o que já não acontece.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados