Açoriano Oriental
Porto de Angra do Heroísmo com obras de requalificação no valor de 14ME

O Porto de Pipas, em Angra do Heroísmo, vai ter obras de requalificação no valor de 14 milhões de euros, que irão representar uma "significativa melhoria das condições de operacionalidade", disse o presidente do Governo Regional dos Açores.

Porto de Angra do Heroísmo com obras de requalificação no valor de 14ME

Autor: Lusa/AO online

Vasco Cordeiro falava na cerimónia do lançamento da primeira pedra da empreitada do porto, que prevê a construção da rampa para navios ‘ro-ro’ (‘roll-on – rol-off’, em que a carga é rodada ou carregada a bordo em veículos ou plataformas equipadas com rodas) e ferry, além do aumento do cais.

O presidente do executivo destacou que a o aumento do cais irá permitir "fortalecer aquela que já é uma prática atual" - a utilização daquele porto como escala para cruzeiros temáticos.

A construção de uma rampa ‘ro-ro’ vai dotar o porto de uma "nova funcionalidade", uma vez que irá permitir a operação dos navios da Atlânticoline (empresa pública de transporte marítimo), podendo o transporte de passageiros e de viaturas ser realizado "em toda a sua plenitude".

Segundo o presidente do governo, "fortalecer as condições de afirmação desta ilha, desde logo no transporte marítimo de passageiros e de viaturas", é também uma "maneira de fortalecer a coesão entre todas as ilhas da região".

"Este investimento é, pois, um sinal e um sinal claro de melhoria da funcionalidade deste porto e da criação de novas áreas de afirmação", afirmou.

Ao valor de 14 milhões de euros será somado um investimento de quatro milhões, destinado a aumentar as "condições de segurança" e a cobrir prejuízos provocados pelo furacão Lorenzo.

A passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, em outubro de 2019, provocou um total de cerca de 330 milhões de euros de prejuízos, sendo 85% deste valor assumido pelo Governo nacional.

O presidente do Governo dos Açores destacou que, nos últimos quatro anos, entre obras concluídas, a decorrer ou lançadas, foram direcionados 28 milhões de euros para a requalificação de "infraestruturas portarias" na ilha Terceira.

O Governo dos Açores, liderado pelo socialista Vasco Cordeiro, chegou esra segundafeira à ilha Terceira para a realização de uma viagem de trabalho de dois dias.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados