Açoriano Oriental
Portas visita Londres com crise financeira em pano de fundo
A crise na zona euro será tema central da agenda do encontro que o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, manterá hoje em Londres com o homólogo britânico, William Hague.
 Portas  visita  Londres com crise financeira em pano de fundo

Autor: Lusa/AO Online

A reunião, que se prolongará pelo almoço, deverá ser aproveitada para os dois ministros discutirem as soluções que estão a ser postas em prática na zona euro para estancar a crise da dívida soberana.

O Reino Unido é adepto de uma solução rápida para acalmar os mercados, incluindo uma maior integração fiscal entre os 17 países membros.

Porém, é contra eventuais alterações nas estruturas de governação europeias que prejudiquem aqueles que estão fora do euro.

Um assumido eurocético, Hague descreveu recentemente a zona euro como uma "casa em chamas sem saídas de emergência" e advoga maior ênfase no mercado único e no comércio.

Os dois chefes de diplomacia deverão também discutir os recentes acontecimentos no Norte de África e o conflito no Médio Oriente, ao qual Portugal está agora mais atento enquanto membro temporário do conselho de segurança da ONU.

Após este encontro, Paulo Portas irá conhecer John Bercow, o "speaker" da Câmara dos Comuns, e alguns deputados britânicos no parlamento.

Mais tarde, às 18:30 horas, dará uma palestra na universidade London School of Economics com o título "Portugal cumpre" [Portugal delivers] a convite do Instituto Europeu da LSE e APCO Worldwide sobre Perspetivas sobre a Europa.

Portas falará sobre a crise financeira na zona euro, a implementação do programa de assistência financeira por Portugal, a política externa portuguesa e as novas oportunidades oferecidas pela Primavera Árabe.  À noite, é ainda o convidado especial do jantar de gala e de angariação de fundos da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa no Reino Unido, onde estarão também embaixador, João de Vallera, e presidente executivo do Banif, Carlos David Duarte de Almeida.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados