Droga

PJ apreende nove toneladas de haxixe

A Polícia Judiciária anunciou a detenção de três pessoas suspeitas de tráfico de droga e a apreensão de cerca de nove toneladas de pólen de haxixe num camião frigorífico que circulava na localidade da Cotovia, concelho de Sesimbra.


Segundo uma nota de imprensa da PJ, o camião, que se dirigia para Lisboa com 196 fardos de pólen de haxixe, cada um deles com cerca de 50 quilogramas, foi interceptado na Cotovia, com o apoio de militares da GNR.

    A PJ adianta que as três detenções e a apreensão de droga foram efectuadas no âmbito de um inquérito crime da Direcção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes (DCITE), depois de terem sido detectadas, terça-feira, algumas movimentações no porto de Sesimbra que indiciavam a possibilidade de um desembarque de grande quantidade de droga.

    Na acção policial baptizada com o nome de “Operação Formiga”, a PJ apreendeu também a embarcação de pesca que transportou a produto estupefaciente, 20 bidões de combustível e documentação vária para posterior análise.

    “Tudo indica tratar-se de uma rede criminosa de cariz internacional que, face à enorme quantidade de produto estupefaciente em questão e ao ‘modus operandi’ utilizado demonstra uma enorme capacidade logística/financeira que, realce-se, implicaria, caso tivessem levado a bom porto o seu projecto criminoso, um retorno financeiro muito elevado”, acrescenta a nota de imprensa da PJ.

    Os três detidos por suspeita de tráfico de droga foram presentes a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhes ficado em prisão preventiva.
PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024