Parque Natural do Faial novamente distinguido como Destino Europeu de Excelência "EDEN"

Parque Natural do Faial novamente distinguido como Destino Europeu de Excelência "EDEN"

 

Ana Carvalho Melo   Regional   15 de Nov de 2013, 09:23

O secretário regional dos Recursos Naturais congratulou-se com a distinção do Parque Natural do Faial na categoria de Community Building, nos EDEN Innovation Awards.

“Este galardão vem dar enfase à interligação entre a conservação do património natural e a criação de oportunidades, até ao nível do emprego, gerada pelo correto ordenamento do território”, afirmou Luís Neto Viveiros.

O EDEN Innovation Awards são prémios que diferenciam destinos europeus de excelência por iniciativas nas áreas do marketing, desenvolvimento local e coesão social.

Na entrega dos prémios, que decorreu em Bruxelas, sob a égide da Comissão Europeia, à margem da reunião anual da Associação de Destinos EDEN, em que estiveram representados cerca de 100 destinos de 28 países europeus, o Parque Natural do Faial foi distinguido pelo seu contributo para o fomento da coesão social da ilha, enquanto destino turístico sustentável.
O Secretário Regional frisou que este contributo traduz a política do Governo dos Açores para a atuação dos nove Parques de Ilha existentes no arquipélago.
O programa Parceiros para a Sustentabilidade, a que aderiram 37 privados de diferentes áreas de atividade, assim como a cooperação com a comunidade local, foram aspetos da ação do Parque Natural considerados para a atribuição da menção honrosa.
O acrónimo EDEN (European Destinations of Excellence) designa os Destinos Europeus de Excelência, numa iniciativa promovida pela Comissão Europeia que pretende fomentar modelos de desenvolvimento turístico sustentável, divulgar destinos em crescimento e promover o intercâmbio de boas práticas.
O Parque Natural do Faial é, desde 2011, o único destino EDEN em Portugal, tendo agora sido convidado a integrar a direção desta associação, que tem um papel de charneira no desenvolvimento de destinos turísticos europeus ainda pouco conhecidos, mas com grande potencial de desenvolvimento.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.