Açoriano Oriental
Parque Natural do Faial novamente distinguido como Destino Europeu de Excelência "EDEN"
O secretário regional dos Recursos Naturais congratulou-se com a distinção do Parque Natural do Faial na categoria de Community Building, nos EDEN Innovation Awards.
Parque Natural do Faial novamente distinguido como Destino Europeu de Excelência "EDEN"

Autor: Ana Carvalho Melo

“Este galardão vem dar enfase à interligação entre a conservação do património natural e a criação de oportunidades, até ao nível do emprego, gerada pelo correto ordenamento do território”, afirmou Luís Neto Viveiros.

O EDEN Innovation Awards são prémios que diferenciam destinos europeus de excelência por iniciativas nas áreas do marketing, desenvolvimento local e coesão social.

Na entrega dos prémios, que decorreu em Bruxelas, sob a égide da Comissão Europeia, à margem da reunião anual da Associação de Destinos EDEN, em que estiveram representados cerca de 100 destinos de 28 países europeus, o Parque Natural do Faial foi distinguido pelo seu contributo para o fomento da coesão social da ilha, enquanto destino turístico sustentável.
O Secretário Regional frisou que este contributo traduz a política do Governo dos Açores para a atuação dos nove Parques de Ilha existentes no arquipélago.
O programa Parceiros para a Sustentabilidade, a que aderiram 37 privados de diferentes áreas de atividade, assim como a cooperação com a comunidade local, foram aspetos da ação do Parque Natural considerados para a atribuição da menção honrosa.
O acrónimo EDEN (European Destinations of Excellence) designa os Destinos Europeus de Excelência, numa iniciativa promovida pela Comissão Europeia que pretende fomentar modelos de desenvolvimento turístico sustentável, divulgar destinos em crescimento e promover o intercâmbio de boas práticas.
O Parque Natural do Faial é, desde 2011, o único destino EDEN em Portugal, tendo agora sido convidado a integrar a direção desta associação, que tem um papel de charneira no desenvolvimento de destinos turísticos europeus ainda pouco conhecidos, mas com grande potencial de desenvolvimento.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados