Açoriano Oriental
Parlamento Europeu recomenda integração de dados sobre pesca nos mapas do mar
O Parlamento Europeu defende que os dados sobre as pescas devem ser integrados no mapeamento dos fundos marinhos, uma iniciativa que a eurodeputada Maria do Céu Patrão Neves considera "muito relevante para Portugal e, sobretudo, para os Açores".
Parlamento Europeu recomenda integração de dados sobre pesca nos mapas do mar

Autor: Lusa/AO online

O relatório da eurodeputada portuguesa, hoje aprovado pelo Parlamento Europeu (PE), defende a utilidade da integração dos dados relativos à pesca num mapa digital dos fundos marinhos que deve ser elaborado até 2020, segundo um comunicado do gabinete do PE.

Maria do Céu Patrão Neves (PSD) salienta, no documento, que a iniciativa é “muito relevante para Portugal e, especialmente para os Açores, devido à enorme dimensão do seu espaço marítimo (…) permitindo maximizar as potencialidades do oceano, planificar e compatibilizar as atividades que aí decorrem”.

O relatório sugere, por exemplo, que a disponibilização de um mapa da distribuição espacial da frota de pesca, esforço de pesca, composição e volume de capturas permitiria aos potenciais utilizadores aceder a informação sobre as áreas onde se pesca mais, quais as espécies pescadas e volume de capturas, bem como o tipo de pesca (pequena pesca, artesanal ou industrial).

O PE destaca ainda que a recolha e gestão destes dados é financiada pela União Europeia e pelos Estados-membros pelo que devem estar acessíveis ao público em geral.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados