Parlamento Europeu aprova nomeação da nova comissária do Comércio


 

Lusa/AOonline   Economia   22 de Out de 2008, 12:41

O Parlamento Europeu aprovou em Estrasburgo a nomeação da britânica Catherine Ashton para comissária europeia do Comércio no executivo liderado por Durão Barroso, em substituição de Peter Mandelson.
Depois do aval já dado pelos 27 Estados-membros ao nível do Conselho, era ainda necessária a "luz verde" da assembleia, que, após ter ouvido Ashton numa audiência realizada segunda-feira, em Estrasburgo, deu o seu aval, com 538 votos a favor e 40 contra.

    Catherine Ashton, antiga membro da Câmara dos Lordes, substitui na "Comissão Barroso" Peter Mandelson, que no início do mês se demitiu do executivo comunitário para integrar o governo britânico, como ministro do Comércio.

    A cerca de um ano do fim do mandato da actual Comissão (Novembro de 2009), esta é a terceira substituição operada no executivo comunitário nos últimos meses.

    Em Fevereiro passado, o Comissário da Saúde, Markus Kyprianou, deixou Bruxelas para integrar o governo de Chipre, tendo sido substituído pela sua compatriota Androula Vassilou.

    Cerca de dois meses depois foi a vez do Comissário da Justiça, Franco Frattini, ter apresentado a demissão para integrar o novo governo italiano, sendo substituído pelo até então eurodeputado italiano António Tajani.

    Todavia, neste caso houve uma mudança de pastas, com José Manuel Durão Barroso a atribuir a Tajani a dos Transportes, antes na posse do comissário francês, Jacques Barrot, que transitou para a da Justiça, Liberdade e Segurança, sucedendo a Frattini.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.