Açoriano Oriental
Covid-19
Ordem dos Enfermeiros nos Açores quer testes obrigatórios e periódicos a profissionais

A secção regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros considerou que se deve iniciar "urgentemente a realização de testes, em tempo útil", a "todas as equipas" e profissionais de saúde que asseguram cuidados no âmbito da covid-19.

Ordem dos Enfermeiros nos Açores quer testes obrigatórios e periódicos a profissionais

Autor: Lusa/AO Online

Num comunicado enviado às redações, a Ordem dos Enfermeiros nos Açores alerta para a situação a nível nacional onde "um número crescente de profissionais" está afetado, "fazendo perigar a resposta que se quer adequada, atempada e articulada", em especial na fase atual.

Neste contexto, a Ordem nos Açores diz ter apelado à tutela no sentido de se "iniciar urgentemente a realização de testes, em tempo útil, a todas as equipas que neste momento asseguram cuidados".

Para a entidade, é preciso dar também início à realização de "testes periódicos a todos os profissionais, em particular aqueles que se encontram em áreas mais críticas da prestação, como sejam os lares, centros de diagnóstico pneumológico, serviços de urgência, serviços de infeciologia e de cuidados intensivos e áreas dedicadas à covid-19".

Para este efeito, e de forma a garantir a eficácia da decisão, a Ordem sugere que "os testes periódicos sejam realizados quando as equipas de profissionais fazem a rotação de descanso, devendo o teste ser feito no dia imediatamente anterior ao do seu regresso ao serviço, o que permitiria reduzir o risco de transmissão a outros profissionais e doentes".

A nota enviada à imprensa refere ainda que "a atual situação tem sido motivo de instabilidade e angústia entre os profissionais já diretamente abrangidos", pelo que "urge cumprir a determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS), começando por testar todos os profissionais".


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados