Açoriano Oriental
Obras do Parque Urbano de Ponta Delgada concluídas no Verão de 2009
O futuro Parque Urbano da cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, deverá estar concluído no Verão de 2009, representando uma "obra de geração para a cidade e para o concelho", foi anunciado.
 Obras do Parque Urbano de Ponta Delgada concluídas no Verão de 2009

Autor: Lusa / AO online
Na assinatura do contrato de empreitada da obra, a presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Berta Cabral, adiantou que o novo "pulmão verde", situado a Norte da cidade, desenvolve-se numa área de cerca de 200 mil metros quadrados, o que lhe confere "uma dimensão única e ímpar no panorama regional".

"É o maior investimento de iniciativa municipal realizado no concelho de Ponta Delgada, sendo este um dia histórico", afirmou Berta Cabral, lembrando que desde o século XIX que "não se constrói um parque de grandes dimensões" na cidade.

Segundo a autarca, têm sido construídas zonas verdes e pequenos jardins, mas nada comparável à dimensão do futuro Parque, um projecto considerado de grande importância ambiental, estética, funcional e educativa.

Da autoria do professor Sidónio Pardal, o projecto contempla a construção de circuitos de manutenção e de circulação pedonal em toda a extensão do novo jardim, aproveitando materiais locais para a sua edificação.

O novo parque ficará, ainda, dotado de 53 espécies arbóreas, materializadas em cerca de 6000 novas plantações.

"Mais do que um pulmão verde, integrado numa estratégia de desenvolvimento sustentável, será uma área de lazer e de convívio entre gerações, conjugando edifícios, praças e alamedas", indicou Berta Cabral.

De acordo com a autarca, a primeira fase está orçada em cerca de 11,8 milhões de euros, compreendendo a aquisição de terrenos no valor de cinco milhões de euros, infra-estruturas rodoviárias de dois milhões de euros e o parque no valor de quatro milhões e 800 mil euros.

O projecto do Parque Urbano está a ser desenvolvido no âmbito de uma parceria público- privada entre a empresa municipal Acção PDL, envolvendo parceiros nos domínios da concepção, construção e montagem de equipamentos colectivos.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados