Açoriano Oriental
Obra de reforço do Porto das Lajes das Flores adjudicada por mais de 6,1 milhões de euros

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas acaba de adjudicar a empreitada de reforço do Porto das Lajes das Flores ao agrupamento de empresas Tecnovia Açores – Sociedade de Empreitadas, S.A., Sacyr Somague, S.A., Etermar – Engenharia e Construção, S.A.

Obra de reforço do Porto das Lajes das Flores adjudicada por mais de 6,1 milhões de euros

Autor: AO Online /GA

Esta obra, que surge no âmbito dos prejuízos causados pela depressão Efrain, em dezembro de 2022, tem um prazo de execução de 135 dias e envolve um investimento superior a 6,1 milhões de euros (6.138.500 euros, não incluindo o IVA à taxa legal em vigor).

A Secretária Regional da tutela, Berta Cabral, sublinha que “este processo tem sido tratado com a máxima prioridade e com indispensável urgência, conforme foi compromisso” do Governo dos Açores.

“Esta é uma obra de proteção de emergência e, por isso, tem de começar o mais rapidamente possível e aproveitar a janela de oportunidade concedida pelo período de verão”, assegurou a governante.

A intervenção prevista será composta por dois troços, nomeadamente, o do enraizamento, destinado a proporcionar o abrigo do terrapleno do porto, e o do molhe provisório, destinado a colmatar o rombo existente no molhe, melhorando as condições de abrigo no interior da bacia portuária e assim, beneficiar a operacionalidade da ponte.

Ao longo de todo o limite do terrapleno será executado um bloco de betão, cuja finalidade é impedir, ou minimizar a passagem de água do mar para o lado do terrapleno, minimizando os efeitos prejudiciais que os galgamentos da estrutura de proteção possam causar.

“Importa criar, muito rapidamente, as melhores condições possíveis para a operacionalidade do porto, a proteção da nova ponte-cais e o abastecimento adequado da ilha das Flores”, realça Berta Cabral.

Depois dos graves danos provocados pelo furacão Lorenzo, o Porto das Lajes das Flores foi, a 10 de dezembro de 2022, novamente fustigado e severamente afetado por uma tempestade de intensidade muito significativa – a depressão Efrain.

Estando em curso os estudos e o projeto das obras definitivas de proteção do Porto das Lajes das Flores, pretende-se, no âmbito da empreitada dos trabalhos de proteção de emergência, construir estruturas com um carácter temporário, as quais permitam melhorar as condições de abrigo da bacia do porto e do terrapleno até que se encontrem concluídas as obras definitivas, particularmente, o novo molhe do Porto das Lajes das Flores.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados