EUA/França

Obama e Sarkozy discutem Afeganistão e Geórgia


 

Lusa/AO online   Internacional   26 de Ago de 2008, 11:18

O candidato democrata à Casa Branca Barack Obama falou segunda-feira pelo telefone com o presidente francês Nicolas Sarkozy dos “grandes processos internacionais”, como o conflito da Geórgia e o Afeganistão, anunciou o Eliseu.
O senador do Illinois, que deverá ser investido oficialmente esta semana, durante a Convenção democrata inaugurada segunda-feira em Denver, Colorado, telefonou ao chefe de Estado francês, presidente em exercício da União Europeia, para “obter a sua opinião” sobre a “situação afegã” e a “crise entre Moscovo e Tbilissi”, adiantou a mesma fonte.

    A pedido de vários países da UE, Sarkozy decidiu convocar para 01 de Setembro, em Bruxelas, uma cimeira europeia extraordinária dedicada ao “futuro das relações” da UE com a Rússia e à ajuda à Geórgia.

    Em nome da UE, o presidente francês negociou, no início do confronto russo-georgiano, um acordo de cessar-fogo em seis pontos, prevendo nomeadamente a retirada das forças russas para as suas posições anteriores ao conflito.

    Nicolas Sarkozy recebeu Barack Obama no Eliseu, em finais de Julho, por ocasião de uma digressão do candidato democrata à Europa e Médio Oriente.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.