Açoriano Oriental
Obama diz que EUA conseguiram controlar o Estado Islâmico
Os Estados Unidos conseguiram travar o avanço do grupo extremista Estado Islâmico, afirmou o presidente norte-americano, Barack Obama, defendendo uma intensificação dos esforços para "decapitar completamente" as estruturas de comando e controlo dos 'jihadistas'.
Obama diz que EUA conseguiram controlar o Estado Islâmico

Autor: Lusa/AO online

 

Obama falava numa entrevista ao canal de televisão ABC News, gravada na Casa Branca na quinta-feira, horas depois do lançamento de uma ofensiva das forças curdas iraquianas, apoiadas por aviões de combate norte-americanos, para expulsar o Estado Islâmico da cidade de Sinjar, no norte do Iraque.

“Não me parece que eles estejam a ganhar força”, disse Obama. “Desde o princípio, o nosso objetivo foi primeiro conter, e conseguimos contê-los, eles não têm ganho terreno no Iraque”, acrescentou.

“E na Síria, eles entram e saem, mas não vemos uma marcha sistemática do ISIS no terreno”, disse, utilizando um outro acrónimo para designar o grupo extremista.

O ataque foi em Raqa, bastião na Síria do Estado Islâmico, que controla vastas áreas tanto no Iraque como na Síria.

“O que ainda não conseguimos fazer é decapitar completamente as estruturas de comando e controlo. [Mas] Conseguimos progressos na redução do afluxo de combatentes estrangeiros”, disse Obama.

“Parte do nosso objetivo tem de ser o de recrutar parceiros sunitas mais eficazes no Iraque para realmente estarmos na ofensiva, em vez de simplesmente na defensiva”, acrescentou.

Para o presidente dos Estados Unidos, o conflito regional vai continuar “até se resolver a situação política na Síria”.

“Enquanto [Bashar al] Assad for um pára-raios para os sunitas na Síria e enquanto toda aquela região for uma ‘guerra por procuração’ do conflito xiitas-sunitas vamos continuar a ter problemas”, afirmou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados