Iraque

Obama anuncia retirada militar total do Iraque até ao final do ano

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou o “fim da guerra” no Iraque ao anunciar que todas as tropas norte-americanas vão retirar do país até ao final deste ano, cumprindo a “promessa” que efectuou antes de tomar posse.


A declaração de Obama põe termo a meses de especulações e divergências sobre a manutenção de um presença militar dos EUA no país do Médio Oriente para além de 2011. Os Estados Unidos ainda mantêm 39 mil soldados estacionados no Iraque.

“Após quase nove anos, a guerra da América no Iraque vai terminar”, garantiu o Presidente durante uma curta declaração na Casa Branca, em Washington.
PUB

A Missão País é um projeto católico de voluntariado universitário de âmbito nacional, que inclui a Universidade dos Açores. Este ano, realiza-se pela última vez em Vila Franca do Campo, entre os dias 7 e 15 de fevereiro de 2026, com várias atividades comunitárias