Açoriano Oriental
OASA aberto para eclipse parcial do Sol no dia 10

Amanhã, dia 10 de junho, será possível observar um eclipse parcial do Sol nos Açores, entre as 8h24 e as 10h23, sendo que o Observatório Astronómico de Santana - Açores (OASA) irá estar aberto ao público para desenvolver uma observação indireta deste fenómeno.

OASA aberto para eclipse parcial do Sol no dia 10

Autor: Rui Jorge Cabral

Segundo informa o OASA, a visita ao centro por parte do público está sujeita a pré-marcação e às restrições atuais de saúde pública. No caso das pessoas não se poderem deslocar ao OASA, o observatório alerta no sentido de que “olhar diretamente para o Sol pode causar cegueira ou danos permanentes e irreversíveis à visão”.

O OASA aconselha ainda a que os interessados em observa o eclipse parcial do Sol visitem a página do observatório na internet, para saberem como ser pode observar o eclipse em segurança ou para ver uma observação online em direto.

O OASA refere ainda que em Portugal será possível ver uma pequena parcela da esfera solar a ser ocultada pela Lua, mas será nos Açores e em especial na ilha do Corvo, que o eclipse poderá ser visto com a maior percentagem do Sol ocultado pela Lua.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados