Açoriano Oriental
Novos desafios das bibliotecas e arquivos analisados em encontro nos Açores
O XII encontro regional de bibliotecários, arquivistas e documentalistas dos Açores, a 16 de dezembro, em São Miguel, reúne meia centena de profissionais que vão debater o papel os novos desafios da sociedade de informação.
Novos desafios das bibliotecas e arquivos analisados em encontro nos Açores

Autor: Lusa/AO online

“Vivemos numa época de constante mudança e nós temos de estar atentos e conseguir acompanhar estas mudanças”, disse a presidente da delegação regional dos Açores da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), Cláudia Santos.

A delegação regional organiza a 16 de dezembro, no Teatro Ribeiragrandense, na Ribeira Grande, ilha de São Miguel, o XII encontro regional sob o tema “novos papéis, novos serviços: preparado para a(s) mudança(s)?".

Cláudia Santos disse que o aparecimento, por exemplo, dos 'e-books' (livro digital) "é uma realidade com que as bibliotecas têm de se confrontar", acrescentando que na parte dos arquivos existem também "novos desafios", como a documentação em suporte eletrónico.

As bibliotecas têm vindo a transformar-se e a oferecer serviços que até então não ofereciam. Antes tinham mais um papel de depositários de livros. Agora, aliam uma série de atividades ligadas ao público em geral e escolas, disse Claudia Santos.

No seu entender, "as mudanças têm originado uma nova dinâmica junto das bibliotecas e dos seus profissionais para responder às necessidades atuais".

Nos Açores, disse que "tem havido uma forte aposta nas bibliotecas escolares e na parte arquivista uma aposta na regulamentação do património arquivístico", mas defendeu "um aumento do quadro de pessoal na área de arquivistas e bibliotecários" a par de "um maior investimento em termos de infraestruturas físicas para salvaguarda dos arquivos e mais formação e trabalho em rede".

O encontro vai contar com Pedro Penteado, da Direção Geral do Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas, e Alexandre Matos, doutorado em museologia, além de profissionais de São Miguel que trabalham em diversas instituições, no Governo Regional e na câmara municipal da Ribeira Grande.

O XII encontro regional de bibliotecários, arquivistas e documentalistas integra ainda uma visita guiada ao Museu dos Franciscanos, na Ribeira Grande.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados