Novo Governo com um vice-presidente, oito secretários regionais e duas mulheres


 

Lusa/AO online   Regional   14 de Nov de 2008, 13:00

O novo Governo açoriano socialista, que toma posse terça-feira na cidade da Horta, terá um vice-presidente e oito secretários regionais, entre os quais duas mulheres, que vão liderar secretarias espalhadas por três ilhas.
O presidente do Governo Regional, Carlos César, além da coordenação global do executivo, terá competências nas relações com os órgãos de soberania, na área da cultura e dos tratados e acordos internacionais que digam directamente respeito à região, segundo fonte oficial.

    As competências relativas ao acompanhamento do Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os Estados Unidos, que permite a presença de militares dos EUA na base das Lajes, são delegadas por Carlos César no novo secretário regional da Presidência, André Bradford.

    Este novo membro do executivo terá, também, competências próprias nas áreas da Comunicação Social, Assuntos Parlamentares e Assuntos Europeus e terá na sua dependência o subsecretário regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Rodrigo Oliveira.

    O vice-presidente do Governo, Sérgio Ávila, terá a tutela das Finanças e Património, assim como o acompanhamento e planeamento do QRESA (programa de gestão dos fundos comunitários disponíveis nas ilhas até 2013).

    A secretaria regional da Educação e Formação, a cargo de Maria Lina Mendes, tem competências na Educação, incluindo as escolas de formação profissional, bem como o acompanhamento do ensino pós-secundário e desporto.

    José Contente mantém-se no Governo Regional com a tutela das Obras Públicas, Transportes Terrestres, Protecção Civil, Comunicações, Ciência e Tecnologia e Sociedade de Informação.

    O novo secretário regional da Economia, Vasco Cordeiro, vai ter competências relativas ao Comércio e Indústria, Transportes Aéreos e Marítimos, Turismo e Promoção do Investimento Externo.

    Ana Paula Marques passa a tutelar sectores como o Trabalho, Segurança Social, Qualificação Profissional, Habitação, Igualdade de Oportunidades, Deficiência e Políticas de Família.

    O novo secretário regional da Saúde, Miguel Fernandes Correia, terá a seu cargo o serviço regional do sector, incluindo a coordenação das políticas de prevenção e combate às dependências, que terá direito a uma direcção regional específica, segundo a mesma fonte oficial.

    Noé Rodrigues vai continuar na secretaria regional da Agricultura e Florestas, enquanto a secretaria regional do Ambiente e do Mar (Álamo Meneses) terá na sua dependência o subsecretário regional das Pescas, Marcelo Pamplona.

    A presidência e a vice-presidência ficam na ilha de São Miguel, assim como os secretários regionais da Presidência, da Ciência, Tecnologia e Equipamentos e da Economia.

    Na ilha Terceira ficam as secretarias regionais da Educação e Formação, do Trabalho e Solidariedade Social e da Saúde.

    As secretarias regionais da Agricultura e Florestas e do Ambiente e do Mar continuam na ilha do Faial.

    Relativamente ao IX Governo Regional, deixam o executivo açoriano Domingos Cunha, que assumia a pasta da Saúde, e Duarte Ponte, que deixa a Economia.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.