Açoriano Oriental
Nova nota de 20 euros será apresentada em fevereiro
O Eurosistema, que inclui o Banco Central Europeu (BCE) e os bancos centrais nacionais da área do euro, vai dar a conhecer as novas notas de 20 euros a 24 de fevereiro do próximo ano, divulgou esta setxa-feira o BCE em comunicado.
Nova nota de 20 euros será apresentada em fevereiro

Autor: Lusa/AO Online

 

Em comunicado, publicado na página de internet do Banco de Portugal, o BCE divulga que a nova nota de 20 euros é a terceira da série “Europa” a ser introduzida, depois das notas de 5 euros e de 10 euros, e incluirá elementos de segurança melhorados.

No dia da apresentação da nova nota, o Eurosistema anunciará também a data exata da sua entrada em circulação.

Além disso, o comunicado adianta que o Eurosistema adotou diversas medidas para apoiar os fabricantes, fornecedores e proprietários de equipamento que processa e opera com notas na adaptação das respetivas máquinas e dispositivos de autenticação.

Contudo, exemplares da nova nota serão colocados à disposição nos bancos centrais nacionais da área do euro "muito antes de esta entrar em circulação", de forma a que possam "testar e adaptar as respetivas máquinas e dispositivos".

Após a divulgação, a nova nota de 20 euros poderá ser cedida para a realização de testes fora das instalações dos bancos centrais nacionais, acrescenta.

Com a introdução da série “Europa”, o Eurosistema "visa melhorar a integridade das notas de euro e permanecer na vanguarda face aos contrafatores", diz.

“O BCE e os bancos centrais nacionais dos países da área do euro aguardam com expetativa a estreita colaboração com os fabricantes, fornecedores, operadores e proprietários de equipamento de notas. Com efeito, são eles que preparam as respetivas máquinas e dispositivos para aceitarem a nova nota antes da sua entrada em circulação”, declarou o membro da Comissão Executiva do BCE, Yves Mersch.

Num outro comunicado, o BCE refere ainda que vai publicar os relatos regulares das discussões sobre a política monetária a partir da reunião de 22 de janeiro de 2015 e adianta que um Boletim Económico, com uma periodicidade de seis semanas, substituirá o atual Boletim Mensal, e será publicado duas semanas após cada reunião.

Os relatos vão conter uma descrição geral da evolução económica e monetária e dos mercados financeiros, seguida de um resumo, de forma anonimizada, do debate sobre as análises económica e monetária e a orientação da política monetária.

Os relatos serão publicados quatro semanas após cada reunião dedicada à política monetária.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados