Açoriano Oriental
Gala Desporto de Santa Maria
Noite de homenagens em Santa Maria
O Clube Asas do Atlântico foi o palco escolhido para a edição de 2010 da Gala do Desporto de Santa Maria, que homenageou 50 figuras desportivas
Noite de homenagens em Santa Maria

Autor: Susete Rodrigues
A noite de segunda-feira foi de homenagens a atletas, ex-atletas, dirigentes, associações e outros, na ilha de Santa Maria.
O Clube Asas do Atlântico foi o local escolhido para a Gala do Desporto de Santa Maria de 2010, onde foram homenageados aqueles que, de uma forma ou de outra, contribuíram para o desenvolvimento do desporto na Região, que deram a conhecer, além-fronteiras, não só a sua ilha de origem como as restantes do Arquipélago dos Açores.
Também não foram esquecidos os que já não se encontraram entre nós, casos de José Monte, Gualter Pereira, Melo Gomes e Manuela F. Ferreira, figuras que envergaram a camisola do Clube Asas Atlântico durante largos anos, principalmente na década de 60.
No total, este ano foram homenageadas 50 personalidades ligadas ao desporto mariense e não só, já que um dos agraciados foi micaelense, nomeadamente Horácio Franco.
Isto acontece porque os organizadores do evento - Humberto  Borges, José Valente e José Moniz - traçaram como objectivo “homenagear todos os desportistas, fossem de Santa Maria, de São Miguel ou de outras ilhas”, disse Humberto Borges, acrescentando que “ foi um piloto que mais vitórias conquistou no nosso rali  e fez muito pela nossa prova. Foi o campeão dos campeões dos Açores e, tal como já homenageámos o Rui Torres, desta vez foi o Horácio Franco”, explicou.
O intuito desta gala passa por, primeiro, haver um encontro de gerações e depois trazer à ilha aqueles que já caíram no esquecimento.
“As pessoas que há muitos anos praticaram desporto na ilha de Santa Maria estão já esquecidas e isto é uma forma de os lembrar, de os trazer cá. É uma ocasião de reencontro”, afirmou Humberto Borges, frisando ainda que estas “são pessoas que também ajudam o desporto cá, como por exemplo uns trazerem bolas de futebol e outros equipamentos. Portanto, é uma forma de reconhecimento a estas pessoas”.
Dos distinguidos na noite de ontem, no Clube Asas do Atlântico, destaque para o Clube Desportivo “Os Marienses”, na sua equipa de voleibol masculino, que alcançou um grande feito ao subir à Divisão Nacional da A2; mas também JoãoSilvério e Mário Botelho,  ambos  fundadores da maior prova desportiva da ilha, nomeadamente o Rallye de Santa Maria, entre outros que se deslocaram do Canadá e EUA.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados