Açoriano Oriental
Surto de violência no Kosovo
NATO adverte que responderá com firmeza
A NATO está preparada para responder “com firmeza” a um eventual surto de violência no Kosovo, quando for decidido, em Dezembro, o estatuto da região e a sua possível independência da Sérvia, afirmou hoje a Aliança.

Autor: Lusa / AO online
“Temos as forças, os aviões e as reservas em posição, se for necessário, para qualquer eventualidade”, disse o porta-voz da Aliança Atlântica, James Appaturai, que admitiu que, “à medida que se aproxima o final do ano, aumentam as pressões políticas em todas as direcções, e não só no Kosovo, também em Belgrado”.

A 10 de Dezembro próximo, a troika espacial para o Kosovo (UE, Estados Unidos e Rússia) apresentará nas Nações Unidas um relatório visando normalizar o estatuto da província, que, desde o final da guerra com a Sérvia, é um protectorado internacional administrado pela ONU e vigiado pela NATO.

Os Estados Unidos advertiram, entretanto, que é provável que a solução sobre o futuro do Kosovo chegue depois de 10 de Dezembro, mas insistiram que é necessário chegar rapidamente a um acordo, porque a paciência dos kosovares se está a esgotar.

David Kramer, subsecretário de Estado adjunto norte-americano para questões da Europa e Ásia, sublinhou hoje que “é provável” que a solução seja encontrada só depois dessa data limite, pois não se detecta “uma mudança de posição da Rússia”.

Kramer, que se reuniu hoje com responsáveis comunitários e da presidência portuguesa da UE, declarou-se contudo convicto de que será possível encontrar uma solução, mas talvez uma “que não agrade a nenhuma das partes”.

Entretanto, o primeiro-ministro do Kosovo, Agim Ceku, reafirmou hoje que os esforços internacionais para resolver o estatuto da província devem desembocar na independência kosovar.

Enquanto a maioria albanesa do Kosovo continua inamovível na exigência de independência em relação à Sérvia, Belgrado, apoiado por Moscovo, não se mostra disposto a ceder mais que uma autonomia alargada para a sua província.

A troika, que esteve reunida terça-feira e hoje, em Londres, com representantes de Belgrado, primeiro, e depois do Kosovo, emitiu um comunicado descrevendo a atmosfera das discussões como construtivas e pedindo a ambas as partes que se abstenham de declarações “que possam ser vistas como provocatórias”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados