Açoriano Oriental
"Não sei se todos os consumidores que têm painéis solares fizeram as contas"
A Associação Portuguesa das Empresas do Setor Elétrico (Elepcor) alerta que os consumidores de eletricidade devem fazer bem as contas antes de se tornarem produtores de eletricidade, realçando que tem que haver cuidado na regulação da produção distribuída.
"Não sei se todos os consumidores que têm painéis solares fizeram as contas"

Autor: Lusa/AO online

 

"É preciso avaliar se vale ou não vale a pena. Não sei se todos os consumidores que têm painéis [solares] fizeram as contas para ver se vale a pena e quanto tempo levará a recuperar o investimento", disse à Lusa o diretor-geral da Elecpor, João do Nascimento Baptista, a propósito do encontro com o tema "Expansão da Produção Distribuída e seus Reflexos na Regulação e na Estrutura Tarifária".

Em declarações à Lusa, o responsável da Elecpor explicou que a generalização da produção distribuída terá consequências na recuperação do investimento feito nas redes pelas empresas, afetando as tarifas de eletricidade.

"Se isto continua, o consumo a partir da rede elétrica diminui, porque uma parte não é tirada da rede elétrica, mas as redes, os ativos fixos, já lá estão e a recuperação do investimento precisa de ser feita. Ou há cuidado na regulação e na fixação dos preços ou vai onerar os consumidores que não instalam nenhum equipamento desses", declarou Nascimento Baptista.

A generalização da produção distribuída, que significa que um número crescente de consumidores se converte em produtores, é "um problema cada vez mais atual, que vai refletir-se no modelo de negócio das empresas elétricas".

A par da necessidade de regulamentar a produção distribuída, o responsável da Elecpor defendeu que os consumidores "devem fazer algumas contas para ver até que ponto vale ou não a pena instalar e que potência".

A Elecpor representa as cinco principais empresas nacionais do setor: EDA - Eletricidade dos Açores, EDP - Energias de Portugal, S.A, EEM - Eletricidade da Madeira, Tejo Energia, Produtora e Distribuidora de Energia Elétrica, Turbogás - Produtora Energética.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados