Açoriano Oriental
FIFA
Nani e Ronaldo nomeados para Bola de Ouro
Cristiano Ronaldo e Nani são os únicos futebolistas portugueses hoje nomeados para receber a Bola de Ouro FIFA de 2011, com José Mourinho e André Villas-Boas a serem candidatos ao prémio de melhor treinador do Mundo
Nani e Ronaldo nomeados para Bola de Ouro

Autor: Lusa/AO online

Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, já recebeu a Bola de Ouro em 2008, no mesmo ano em que foi eleito o melhor jogador do Mundo FIFA, dois prémios unificados em 2010, sucedendo no galardão da France Football a Eusébio (1965) e a Luís Figo (2000).

No último ano, na primeira edição da Bola de Ouro FIFA, Ronaldo ficou fora do pódio, atrás do argentino Lionel Messi e dos espanhóis Xavi e Andres Iniesta, todos do FC Barcelona.

Com um ano de 2011 muito positivo no Manchester United, Nani estreia-se nos nomeados para o prémio de melhor do Mundo.

Entre os treinadores, apesar de só ter ganhado a Taça do Rei de Espanha, José Mourinho, do Real Madrid, manteve-se nos nomeados para o prémio de melhor treinador do Mundo, cuja primeira edição venceu em 2010.

Com a vitória na Liga Europa, na Liga portuguesa, na Taça de Portugal e na Supertaça ao serviço do FC Porto, André Villas-Boas, atualmente no Chelsea, também está entre os 10 treinadores nomeados.

A Espanha é o país mais representado na lista de 23 jogadores nomeados, com sete atletas, sendo que 13 futebolistas jogam na Liga Espanhola e mais três saíram para outros países no início da temporada.

Vencedor da Liga dos Campeões e da Liga Espanhola, o FC Barcelona é o clube mais representado, com oito jogadores e o treinador Pep Guardiola, enquanto o Real Madrid tem cinco futebolistas na lista e José Mourinho.

Sem qualquer jogador italiano entre os nomeados e com Wayne Rooney a ser o representante inglês, o brasileiro Neymar, do Santos, é o único futebolista na lista que não atua na Europa.

Entre os treinadores, além de Mourinho, Villas-Boas e Guardiola, estão também nomeados o escocês Alex Ferguson (Manchester United), o alemão Jurgen Klopp (Borussia Dortmund) e os franceses Rudi Garcia (Lille) e Arsène Wenger (Arsenal).

São ainda três os selecionadores nomeados para o prémio: Vicente Del Bosque (Espanha), Joachim Low (Alemanha) e Oscar Tabarez (Uruguai) – o único com um título este ano, a Copa América.

Os dois prémios serão decididos pelos votos do capitães e dos selecionadores de todas seleções inscritas na FIFA e por representantes de órgão de comunicação social, escolhidos pela France Football.

A 05 de dezembro serão anunciados os três finalistas, com o vencedor a ser conhecido a 09 de janeiro, numa cerimónia que se vai realizar em Zurique, na qual serão ainda eleitas as melhores jogadora e treinadora no Mundo, o melhor golo do ano (prémio Puskas), o prémio do Presidente, o prémio “fair-play” e o “onze” do ano.

- Lista dos 23 jogadores nomeados à Bola de Ouro FIFA: Eric Abidal (Fra/FC Barcelona), Karim Benzema (Fra/Real Madrid), Sergio Aguero (Arg/Atlético Madrid e Manchester City), Iker Casillas (Esp/Real Madrid), Cristiano Ronaldo (Por/Real Madrid), Daniel Alves (Bra/FC Barcelona), Samuel Eto'o (Cam/Inter Milão e Anzhi), Cesc Fabregas (Esp/Arsenal e FC Barcelona), Diego Forlan (Uru/Atlético Madrid e Inter Milão), Andres Iniesta (Esp/FC Barcelona), Lionel Messi (Arg/FC Barcelona), Thomas Muller (Ale/Bayern Munique), Nani (Por/Manchester United), Neymar (Bra/Santos), Mesut Ozil (Ale/Real Madrid), Gerard Piqué (Esp/FC Barcelona), Wayne Rooney (Ing/Manchester United), Bastian Schweinsteiger (Ale/Bayern Munique), Wesley Sneijder (Hol/Inter Milão), Luis Suarez (Uru/Liverpool), David Villa (Esp/FC Barcelona), Xabi Alonso (Esp/Real Madrid), Xavi Hernandez (Esp/FC Barcelona).

- Lista dos 10 treinadores nomeados: Vicente Del Bosque (Esp/Espanha), Alex Ferguson (Esc/Manchester United), Rudi Garcia (Fra/Lille), Josep Guardiola (Esp/FC Barcelona), Jurgen Klopp (Ale/Borussia Dortmund), Joachim Low (Ale/Alemanha), José Mourinho (Por/Real Madrid), Oscar Tabarez (Uru/ Uruguai), André Villas-Boas (Por/FC Porto e Chelsea), Arsène Wenger (Fra/Arsenal).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados