Açoriano Oriental
Museu de Construção Naval vai avançar em Santo Amaro do Pico

Foi constituída uma equipa multidisciplinar, com técnicos da Direção Regional dos Assuntos Culturais e do Museu do Pico, para desenhar o projeto de museologia do Museu de Construção Naval

Museu de Construção Naval vai avançar em Santo Amaro do Pico

Autor: Rui Jorge Cabral

O Governo Regional vai constituir uma equipa multidisciplinar para “desenhar o projeto de museologia” do Museu de Construção Naval, em Santo Amaro do Pico.

O anúncio foi feito pela secretária regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, durante uma visita ao local, acompanhada por membros dos Amigos do Museu, da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia.

Citada pelo Portal do Governo Regional, Sofia Ribeiro considerou que “há aqui em Santo Amaro um património, até mesmo emocional, de preservação da memória desta localidade, que nós temos de acautelar”.

A secretária regional lembrou que o Museu de Construção Naval no Pico é uma prioridade para a tutela, tendo a secretaria regional já feito o levantamento e a identificação do “espólio e do material” existente na Região.

Duarte a visita, Sofia Ribeiro foi acompanhada por uma equipa da Direção Regional dos Assuntos Culturais, para analisar e avaliar os espaços e o material que “ainda não conheciam”, sendo o próximo passo é a constituição da equipa multidisciplinar, que envolverá técnicos da Direção Regional e do Museu do Pico, que irá incluir, “necessariamente, a informação que a comunidade dispõe”.

Conforme afirmou Sofia Ribeiro, “temos de começar pela base, percebermos que tipo de funcionamento de museu é que queremos ter, qual o seu itinerário e qual a sua composição. Mas, para isso, é preciso termos uma equipa multidisciplinar que consiga reunir todo o espólio e consiga trabalhar a informação diversa e plural, para que possamos partir para a fase de constituição de um polo de construção naval, em Santo Amaro”, concluiu. 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados