Açoriano Oriental
Ministra da Ciência e Ensino Superior em Santa Maria

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Elvira Fortunato, visita esta terça-feira a ilha de Santa Maria.

Ministra da Ciência e Ensino Superior em Santa Maria

Autor: Paula Gouveia

A ministra irá assinalar a passagem da concessão do terreno do antigo Cartódromo da Ilha de Santa Maria para a Agência Espacial Portuguesa, com vista à construção das instalações que permitam o desenvolvimento de novas capacidades espaciais na região. E irá proceder-se ainda à formalização da extensão do acordo entre Portugal e a Agência Espacial Europeia (ESA) para a operação e exploração da Estação da ESA em Santa Maria.

O programa inclui ainda a apresentação de projetos para o desenvolvimento de novas capacidades na Estação da ESA em Santa Maria e o início da exploração do terminal SMA2 (antena de 15mts). E a Ministra da Ciência visitará também algumas infraestruturas de suporte às operações espaciais, como o Teleporto de Santa Maria, a Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE), e o Centro de Controlo Oceânico da NAV Portugal.

Segundo nota do Ministério, acompanham a ministra o presidente da Agência Espacial Portuguesa Ricardo Conde, o vice-presidente da Agência Espacial Portuguesa Eduardo Ferreira, e o diretor executivo da Agência Espacial Portuguesa Hugo Costa. O Presidente do Governo Regional também estará na visita.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados