Açoriano Oriental
Mês de abril assinala prevenção dos maus-tratos na infância

Comissariado dos Açores para a Infância evoca o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, com a divulgação e promoção do “Calendário dos Bons Tratos”

Mês de abril assinala prevenção dos maus-tratos na infância

Autor: Paulo Faustino

O Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância está a ser assinalada pela Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através do Comissariado dos Açores para a Infância, com a divulgação e promoção do “Calendário dos Bons Tratos”, junto de todas as unidades orgânicas públicas e privadas, creches e jardins de infância, demais entidades com competência em matéria de infância e juventude, e ainda junto de pais e encarregados de educação.

Neste calendário - segundo nota difundida pelo Portal do Governo Regional - são propostas várias atividades visando a informação e sensibilização sobre os direitos das crianças, as suas necessidades e interesses.

São várias as iniciativas, durante o presente mês,  levadas a cabo pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens dos Açores (CPCJ) e Entidades com Competência em Matéria de Infância e Juventude (ECMIJ) junto das suas comunidades com o objetivo de informarem e sensibilizarem para a importância da promoção dos bons tratos.

Também ao longo de todo o mês de abril várias entidades públicas participam nesta campanha de sensibilização através da iluminação de espaços públicos em tons de azul.

A culminar esta campanha, as CPCJ, ECMIJ e comunidade em geral irão dinamizar a 28 deste mês, pelas 10h00, em vários concelhos dos Açores, um “laço humano”, dando assim forma aquele que ficou conhecido como o símbolo da luta contra os maus-tratos na infância.

O simbolismo da cor azul

Recorde-se que a sensibilização para a prevenção dos maus-tratos na infância deu os primeiros passos em 1989, quando Bonnie Finney, uma mulher norte-americana, amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos por parte da mãe e do seu namorado.

A repercussão do alerta foi de tal ordem que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados