Merkel pede "transparência total" à Volkswagen

A chanceler alemã, Angela Merkel, pediu hoje ao construtor automóvel Volkswagen que garanta "transparência total" no caso da manipulação das emissões poluentes nos veículos.


"Devido à situação difícil, é essencial agora garantir transparência total para esclarecer o assunto", afirmou a chanceler numa conferência de imprensa em Berlim, acrescentando que o ministro dos transportes alemão, Alexander Dobrindt, tem estado em contacto com a empresa.

"Espero que os factos sejam esclarecidos o mais depressa possível", afirmou.

A Volkswagen, maior fabricante de automóveis do mundo, admitiu hoje que milhões de veículos do grupo têm equipamento que permite falsear o desempenho dos motores em termos de emissões para a atmosfera, após essa manipulação ter sido descoberta em testes de controlo da poluição nos Estados Unidos.

PUB

Fruto sobretudo do aumento do turismo e das viaturas de aluguer, o consumo de gasolina 95 aumentou cerca de 20 milhões de litros nos Açores entre 2014 e 2024, tendo o mês de julho de 2025 ultrapassado pela primeira vez a barreira dos seis milhões de litros num mês