Açoriano Oriental
Médias das provas do 9.º ano negativas, mas melhores que 2023

Médias das provas do 9.º ano, realizadas na segunda fase, foram melhores do que as de 2023, mas não passaram da negativa. Na primeira fase, apenas a prova de Português manteve-se no positivo

Médias das provas do 9.º ano negativas, mas melhores que 2023

Autor: Paula Gouveia

Nos Açores, a média das classificações dos alunos açorianos que realizaram, na segunda fase,  as provas finais do 9.º ano a Português e a Matemática, subiram em relação ao ano letivo passado, embora permaneçam negativas.

Na primeira fase, só a Matemática, os alunos conseguiram melhores resultados do que os obtidos pelos alunos que acabaram o terceiro ciclo em 2023, mas sem, contudo, passar para a média positiva, como aconteceu a nível nacional nesta fase.

Segundo os dados disponibilizados pela Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto, neste ano letivo, os 114 alunos que realizaram a prova de Português nesta segunda fase obtiveram uma média de 44,8%, e os 110 que fizeram a prova de Matemática não passaram dos 22,1%.

Ainda assim, a classificação média  dos alunos açorianos a Português ficou ligeiramente acima da registada no todo nacional (o que não se tinha verificado no ano passado); mas o mesmo não se poderá dizer da classificação média da prova de Matemática que está abaixo da verificada para o País. Segundo os dados revelados ontem, as classificações médias nacionais, nesta segunda fase, fixaram-se nos 44% a Português e nos 25% a Matemática.

Melhores resultados na primeira fase

Na primeira fase, a média das classificações dos alunos açorianos foi de 42,5% a Matemática (quando no todo nacional foi de 51%), o que significou uma subida significativa em relação a 2023 (37,6%); e a Português, os alunos conseguiram resultados positivos (tal como no ano passado), obtendo uma classificação média de 55,1%, mas ainda assim mais baixa que em 2023, ano em que esta foi de 56% nos Açores, e também mais baixa que a nacional deste ano que chegou aos 59%.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados