Autor: Paula Gouveia
Nos Açores, a média das classificações dos alunos açorianos que
realizaram, na segunda fase, as provas finais do 9.º ano a Português e a
Matemática, subiram em relação ao ano letivo passado, embora permaneçam
negativas.
Na primeira fase, só a Matemática, os alunos conseguiram melhores resultados do que os obtidos pelos alunos que acabaram o terceiro ciclo em 2023, mas sem, contudo, passar para a média positiva, como aconteceu a nível nacional nesta fase.
Segundo os dados
disponibilizados pela Secretaria Regional da Educação, Cultura e
Desporto, neste ano letivo, os 114 alunos que realizaram a prova de
Português nesta segunda fase obtiveram uma média de 44,8%, e os 110 que
fizeram a prova de Matemática não passaram dos 22,1%.
Ainda assim, a classificação média dos alunos açorianos a Português ficou ligeiramente acima da registada no todo nacional (o que não se tinha verificado no ano passado); mas o mesmo não se poderá dizer da classificação média da prova de Matemática que está abaixo da verificada para o País. Segundo os dados revelados ontem, as classificações médias nacionais, nesta segunda fase, fixaram-se nos 44% a Português e nos 25% a Matemática.
Melhores resultados na primeira fase
Na primeira fase, a média das classificações dos alunos açorianos foi de 42,5% a Matemática (quando no todo nacional foi de 51%), o que significou uma subida significativa em relação a 2023 (37,6%); e a Português, os alunos conseguiram resultados positivos (tal como no ano passado), obtendo uma classificação média de 55,1%, mas ainda assim mais baixa que em 2023, ano em que esta foi de 56% nos Açores, e também mais baixa que a nacional deste ano que chegou aos 59%.
-
Voto de protesto do PS/Açores sobre apoios a doentes deslocados aprovado no parlamento regional
-
Cultura e Social
Mostra de banda de desenhada em Angra do Heroísmo