Marcelo pede "ação vigorosa" no combate à violência doméstica

O Presidente da República pede "ação vigorosa" no combate à violência doméstica, no Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, em que o Palácio de Belém ficará, uma vez mais, simbolicamente, iluminado de laranja



Marcelo Rebelo de Sousa assinala este dia internacional com uma mensagem publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet e volta a associar-se à campanha "Orange Day" das Nações Unidas.

"O Presidente da República apela à ação vigorosa de todos no combate ao flagelo da violência doméstica, profundamente grave em Portugal", lê-se na mensagem.

Na mesma nota, é anunciado que neste dia o Palácio de Belém ficará iluminado "de cor de laranja de forma de dar visibilidade a esta causa".

Em anos anteriores, 2020, 2021 e 2023, neste dia internacional, o Palácio de Belém também foi iluminado de cor laranja, para dar visibilidade à causa do combate à violência contra as mulheres.

Em 2022, a Presidência da República decidiu que não fazer a habitual iluminação de Natal nem "outras simbólicas iluminações especiais", para poupança de energia.


PUB

Premium

O psiquiatra João Mendes Coelho defende o reforço da resposta clínica do Serviço Regional de Saúde (SRS) ao consumo de drogas nos Açores, alertando para os riscos do policonsumo e da automedicação. O alerta surge na sequência dos dados do inquérito europeu sobre drogas, que revelam padrões de consumo preocupantes na região