Açoriano Oriental
Marcelo discursa hoje perante Assembleia Geral das Nações Unidas
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai intervir hoje pela primeira vez numa sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, sobre temas como os refugiados e as alterações climáticas.
Marcelo discursa hoje perante Assembleia Geral das Nações Unidas

Autor: Lusa/AO Online

 

No seu discurso na sessão plenária, o chefe de Estado português deverá também falar da exploração dos oceanos e reafirmar o compromisso de Portugal para com a Organização das Nações Unidas (ONU) como plataforma multilateral de prevenção e resolução de conflitos.

A intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa no debate geral anual entre chefes de Estado e de Governo dos 193 Estados-membros da ONU está prevista para meio da tarde, já de noite em Lisboa.

Antes, vai participar numa Cimeira sobre Refugiados promovida pelo Presidente dos Estados Unidos da América e ao final do dia estará novamente com Barack Obama, numa receção que este oferecerá aos chefes de Estado.

Hoje, Marcelo Rebelo de Sousa vai também prosseguir os encontros bilaterais - na segunda-feira reuniu-se com o rei de Espanha, os presidente do Brasil e da Guiné-Bissau - encontrando-se, pelo menos, com o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi.

Esta 71.ª sessão da Assembleia Geral da ONU acontece a cerca de um mês da data prevista para o fim do processo de escolha do novo secretário-geral desta organização, cargo ao qual o antigo primeiro-ministro António Guterres é um dos candidatos.

Na segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa, Jorge Sampaio e António Guterres chegaram juntos a pé à sede da ONU, para participarem numa outra Reunião de Alto Nível sobre Migrantes e Refugiados.

O Presidente da República elogiou a política portuguesa de integração de migrantes e refugiados e presidiu a uma mesa redonda inserida nessa iniciativa, conjuntamente com o Presidente do México, Enrique Peña Nieto.

O chefe de Estado português chegou a Nova Iorque no domingo à noite, já de madrugada em Lisboa, e vai ficar nos Estados Unidos quatro dias, aproveitando esta deslocação para se encontrar com a comunidade portuguesa na vizinha Newark, Nova Jérsia, na quarta-feira.

A comitiva oficial desta visita, que termina na quinta-feira, inclui o antigo Presidente da República Jorge Sampaio e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados