Mais de uma tonelada de pneus retirada do fundo do mar

Mais de uma tonelada de pneus retirada do fundo do mar

 

Ao Lusa   Regional   16 de Nov de 2013, 14:42

Mais de uma tonelada de pneus (1.200 kg) foi hoje retirada do fundo do mar, numa ação de limpeza no interior do porto da Horta, nos Açores, que contou com a colaboração de cerca de 150 voluntários.

A iniciativa, organizada pelo Observatório do Mar dos Açores (OMA) e pela Associação de Produtores de Espécies Demersais dos Açores (Açores), decorreu junto ao cais de controlo da Marina da Horta, uma das mais movimentadas do país, por onde passam anualmente mais de um milhar de embarcações de recreio.

"Foi a primeira vez que fizemos uma limpeza nesta zona do porto", explicou Ana Dâmaso, do OMA, em declarações à Comunicação Social no final dos trabalhos, realçando que muito do lixo retirado do fundo do mar revela a sua longevidade.

Ao todo foram retirados do fundo do mar, numa área de apenas 200 m2, 62 pneus, com um peso aproximado de 1.200 kg, 100 kg de garrafas de vidro que serão recicladas, 130 kg de metal e 200 kg de lixo indiferenciado.

Destaque também para outros artigos encontrados no mesmo local, em menor quantidade, mas que são pouco comuns em ações como esta, como foi o caso de várias taças de champanhe e de uma arma de fogo.

Carla Dâmaso entende que estas ações de limpeza, que são organizadas todos os anos, devem ser alvo de um levantamento geral, não só do lixo encontrado no porto da Horta, mas também de outras ilhas.

Filipe Porteiro, diretor regional dos Assuntos do Mar, também presente nesta ação de limpeza, lembrou que esta "é uma tarefa interminável", embora reconheça que cada vez mais os cidadãos estão despertos para a necessidade de proteção ambiental.

A ação de limpeza realizada no porto da Horta, designada por "Limpa a Fundo", contou com o apoio da Câmara Municipal da Horta, da Universidade dos Açores, da Portos dos Açores, SA e de várias empresas ligadas à atividade marítima.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.