Açoriano Oriental
Mais de mil pessoas assinam petição pela ampliação da pista do aeroporto da Horta
Mais de mil pessoas já subscreveram um abaixo-assinado que reivindica a ampliação da pista do aeroporto da Horta, na ilha do Faial, documento que os organizadores pretendem entregar ainda este mês ao Governo Regional dos Açores.
Mais de mil pessoas assinam petição pela ampliação da pista do aeroporto da Horta

Autor: Lusa/AO Online

“Já temos mais de mil assinaturas, vamos continuar nas próximas semanas a recolher e vamos intensificar junto das freguesias", disse hoje à agência Lusa Dejalme Vargas, porta-voz do grupo de cidadãos que reclamam a ampliação do aeroporto da Horta e melhor serviço da transportadora aérea açoriana SATA.

O objetivo passa por recolher “entre as três e as cinco mil assinaturas”, uma missão que Dejalme Vargas considera ser possível, “tendo em conta o nível de insatisfação que existe”.

Segundo o responsável, essa insatisfação ficou provada "nas eleições legislativas regionais”, com o PS, partido que suporta o executivo açoriano, a perder para o PSD a ilha do Faial.

“Todos os dias aparecem pessoas que querem assinar, até do continente e do estrangeiro. Ao nível das comunidades açorianas sei que já encheram umas seis folhas, porque as pessoas fora da região sentem que vir aos Açores é caro, é sempre um problema porque têm de pernoitar em São Miguel e na Terceira para chegarem às outras sete ilhas”, disse.

A organização do abaixo-assinado, denominado “A favor do aeroporto da Horta e de mais e melhores acessibilidades aéreas ao Faial”, quer entregar o documento na primeira sessão plenária da Assembleia Legislativa após a tomada de posse do novo Governo Regional.

“É um desafio que não está fora de hipótese, no dia da entrega do abaixo-assinado, encher as galerias e mostrar a quem nos governa que agora é para implementar as zonas de segurança na pista da aeroporto da Horta” e melhorar os “serviços da Azores Airlines [que assegura as ligações do arquipélago para o exterior] aos faialenses”, sublinhou.

No documento constam as mesmas reivindicações que motivaram uma manifestação, com a presença de cerca de 400 pessoas, no dia 07 de setembro, junto à sede do parlamento regional, na Horta.

Entre os pedidos está a ampliação da pista do aeroporto da Horta, em cerca de 240 metros para cada lado, para zonas de segurança, de forma a poder cumprir as exigências do ICAO, o regulador internacional da aviação civil.

Os subscritores pedem, também, a implementação do projeto RISE, que “possibilita a aproximação com mais baixa visibilidade” e que “vai reduzir os cancelamentos na Horta que são quase sempre por nuvens baixas”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados