Açoriano Oriental
Mais de metade dos estagiários nos Açores conseguem emprego

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Sérgio Ávila, realçou que mais de metade dos jovens que frequentam programas de estágio na região conseguem encontrar emprego.

Mais de metade dos estagiários nos Açores conseguem emprego

Autor: Lusa/AO Online

“57% dos jovens, após concluir o seu estágio, têm conseguido emprego, sendo que isso demonstra que o ‘Estagiar’ tem sido um contributo muito significativo para a entrada no mercado de trabalho dos jovens após a conclusão da sua formação”, adiantou.

O governante falava à margem de uma reunião com jovens que frequentam programas de estágio e de integração de estagiários na Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, uma das instituições que mais tem recorrido a estes programas na ilha Terceira.

Em outubro, iniciaram os programas ‘Estagiar L’ (para licenciados) e ‘Estagiar T’ (para formados em cursos técnico-profissionais) mais 890 jovens, mas nos últimos quatro anos foram 7.760, sendo que destes 57% foram contratados.

“O programa ‘Estagiar’ tem representado um esforço muito significativo, num investimento que só nos últimos quatro anos foi superior a 50 milhões de euros, de contribuir para a empregabilidade dos jovens açorianos”, afirmou Sérgio Ávila.

Parte destes jovens foi integrada nas empresas ao abrigo do Programa de Incentivo à Inserção do Estagiar L e T (PIIE), que segundo o vice-presidente do executivo açoriano já abrangeu 1.865 estagiários.

Sérgio Ávila frisou que o Governo Regional tem apostado em programas adicionais para incentivar a contratação permanente para garantir a estabilidade dos jovens.

“Conseguimos reduzir felizmente a taxa de desemprego para menos de metade do que era há quatro anos. Neste momento, o grande desafio coloca-se ao nível da estabilidade laboral. Redirecionámos há um ano uma parte significativa dos apoios ao emprego, não para a contratação pura e simples, mas para a contratação sem termo”, apontou.

O executivo açoriano alterou, por outro lado, as regras do programa ‘Estagiar’, para evitar abusos por parte dos empregadores.

“Nós detetávamos que infelizmente havia algumas empresas que utilizavam o Estagiar sistematicamente sem contratar e por isso alterámos o programa Estagiar, de forma a obrigar que só possa concorrer ao Estagiar quem tenha contratado pelo menos metade dos ex-estagiários”, salientou.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados