Mais de 900 mil euros para apoios a atividades culturais nos Açores

O Governo dos Açores vai atribuir apoios superiores a 905 mil euros para atividades culturais nas áreas da música, audiovisual, multimédia, artes performativas e visuais, património cultural e edição de obras, foi hoje anunciado.



Estes apoios integram-se no âmbito do SOREFIL, programa regional de apoio às sociedades recreativas e filarmónicas, e do RJACC, regime jurídico de apoios a atividades culturais.

De acordo com os despachos hoje publicados em Jornal Oficial, 29 filarmónicas das ilhas de São Miguel, Terceira, S. Jorge, Graciosa, Pico, Faial e Flores recebem uma verba superior a 93.500 euros para apoiar a atividade das bandas musicais das sociedades recreativas e filarmónicas, nomeadamente para aquisição de instrumentos e consumíveis, fardamento e reportório, bem como para despesas de eletricidade e com honorários dos maestros.

Já no âmbito do RJACC, o executivo açoriano acrescenta que foram apoiados 243 projetos nas áreas do audiovisual e multimédia, artes performativas e visuais, património cultural, edição de obras, programas interdisciplinares e outros eventos, num montante superior a 812 mil euros.

Uma nota do Governo Regional adianta ainda que o executivo "já concedeu também, desde o início do ano, apoios superiores a 132 mil euros destinados à conservação e valorização do património baleeiro".


PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024