Açoriano Oriental
Maioria dos alemães acredita na união da Europa
A maioria dos alemães acredita que a União Europeia vai manter-se unida, de acordo com uma sondagem divulgada hoje, apesar do veto britânico às decisões dos parceiros, que preocupa, no entanto, alguns dirigentes da maior economia europeia.
Maioria dos alemães acredita na união da Europa

Autor: Lusa/AO Online

Num inquérito levado a cabo a mil pessoas na quinta e sexta-feiras para o jornal “Bild am Sonntag”, 60 por cento das pessoas questionadas responderam ‘não’ à pergunta “Acredita que a União Europeia a 27 se vai desintegrar”, apesar de um terço (33 por cento) dos inquiridos acreditar que essa é uma possibilidade concretizável.

O veto britânico à modificação dos tratados europeus para aumentar a disciplina orçamental preocupa bastante a imprensa alemã deste fim-de-semana.

Nas colunas do “Bild am Sonntag”, o eurodeputado Martin Schulz, presidente eleito do Parlamento Europeu, disse ter “dúvidas de que o Reino Unido permaneça na União Europeia”.

“A União Europeia pode passar sem o Reino Unido, mas sem a União Europeia, o Reino Unido vai ter graves problemas”, afirmou o líder dos deputados socialistas europeus.

“Lamento que os nossos amigos britânicos não queiram fazer parte de uma nova Europa estável, e que só pensem nos seus próprios benefícios”, disse, por seu lado, o presidente do grupo parlamentar conservador em declarações ao jornal "Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung".

O ministro alemão da Economia, o liberal Philipp Rösler, disse acreditar que Londres “vai reconhecer mais cedo ou mais tarde que o caminho para uma União de estabilidade é o melhor”, numa entrevista dada ao jornal "Bild am Sonntag".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados