Ciência

Maior acelerador de partículas do mundo inaugurado hoje

Maior acelerador de partículas do mundo inaugurado hoje

 

Lusa/AOonline   Internacional   21 de Out de 2008, 11:29

O maior e mais complexo instrumento científico do mundo será inaugurado oficialmente esta terça-feira no Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN), em Genebra, apesar de estar parado há um mês para reparação de um problema técnico.
Mariano Gago, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, estará presente na cerimónia, ao lado dos representantes dos outros Estados membros do CERN, segundo fonte do ministério.

    O acelerador de partículas (LHC) começou a funcionar com êxito a 10 de Setembro, mas uma fuga de hélio provocada por uma ligação eléctrica defeituosa entre dois magnetes do mecanismo forçou a paragem da estrutura dez dias depois.

    Devido ao longo tempo necessário ao reaquecimento da zona afectada (de -271 C até à temperatura ambiente), para reparação da avaria, e ao seu posterior arrefecimento, e tendo em conta que toda a infra-estrutura do CERN será encerrada em Novembro por todo o Inverno, o LHC só poderá ser reactivado na Primavera de 2009.

    O director geral do CERN, Robert Aymar, minimizou o incidente considerando que "apesar da alteração de calendário ser decepcionante, algumas semanas mais num projecto com mais de duas décadas não são muito tempo".

    "É um simples facto da vida em física experimental, nas fronteiras do conhecimento e da tecnologia", acrescentou.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.