Açoriano Oriental
Luís Miguel Rego vence na Terceira e regressa à liderança

Luís Miguel Rego e Jorge Henriques venceram o XXII Além Mar Rali TAC e assumiram, de novo, a liderança do Campeonato dos Açores de Ralis. Rúben Rodrigues deixou fugir a vitória a uma classificativa do fim

Luís Miguel Rego vence na Terceira e regressa à liderança

Autor: Arthur Melo

Luís Miguel Rego obteve ontem, na ilha Terceira, a segunda vitória da temporada no Campeonato dos Açores de Ralis (CAR), resultado que lhe permite regressar à liderança da competição.

O piloto do Team Além Mar venceu o XXII Além Mar Rali TAC e passa a somar 92 pontos, mais 20 que o segundo classificado e grande azarado na prova do Terceira Automóvel Clube (TAC): Rúben Rodrigues!

O campeão açoriano em título, depois de um domínio quase avassalador na quarta prova do CAR, a primeira da fase de asfalto da temporada, entregou de bandeja a vitória ao adversário a uma classificativa do fim do rali.

Um toque numa curva à direita mesmo no final da nona prova especial de classificação (Cinco Ribeiras 2 - 6,95 quilómetros) obrigou o piloto da Auto Açoreana Racing a abandonar por causa dos danos que o incidente deixou no Citroën C3 Rally2.

Pese embora o toque, os manos Rodrigues ainda fizeram o melhor tempo na classificativa (nos 10 troços do rali, foram os mais rápidos em seis) e tinham uma vantagem de 9,3 segundos que perdeu-se com a desistência.

Com 9,39 quilómetros ainda pela frente (Viveiros / Santa Bárbara 2), Luís Miguel Rego e Jorge Henriques não deixaram os créditos por mãos alheias e levaram o Skoda Fabia R5 evo2 à vitória na classificativa e ao triunfo final no rali, depois de na parte da tarde de sábado terem imprimido um andamento mais forte, o que obrigou Rúben Rodrigues a não descansar em cima da vantagem que detinha e, eventualmente, a cometer um erro que o levou a perder um rali onde foi, claramente, o principal dominador.

Pedro Câmara, piloto de Vila Franca do Campo da Play Racing acabou por tirar partido das  potencialidades do seu Citroën C3 Rally2 para terminar em segundo lugar, à frente do Mitsubishi Lancer Evo X  de Filipe Pires que teve de se contentar com o último lugar do pódio da classificação geral.

Para os irmãos Câmara este foi o segundo lugar à geral consecutivo que alcançaram na carreira, o que consolida ainda mais o percurso da dupla que tem conseguido dar passos seguros neste novo e arrojado projeto, ocupando para já o terceiro lugar do CAR, após quatro provas disputadas, com 60 pontos amealhados.

O segundo carro do Team Além Mar (Ford Fiesta R5), conduzido por Bruno Amaral, conseguiu a quarta posição na prova organizada pelo TAC, terminando à frente do Porsche de Luís Pimentel.

‘Licas’ regressou nas estradas de asfalto da ilha Terceira aos ralis, depois de uma prolongada paragem causada por uma lesão sofrida no braço direito.

O tetracampeão dos Açores foi o primeiro concorrente entre os que competiram na 2 rodas motrizes (2RM) a concluir o rali, mas os pontos para o campeonato foram arrecadados por Bruno Tavares, sexto classificado.

Ricardo Silva, que lidera o Regional das 2RM, classificou-se imediatamente a seguir a Tavares, no sétimo posto.

O XXII Além Mar Rali TAC foi, de igual modo, a primeira prova do Troféu de Ralis de Asfalto dos Açores e Filipe Mendonça foi o grande vencedor.

Ricardo Silva foi segundo classificado, enquanto Emanuel Silva terminou na terceira posição.

Um total de 41 equipas inscreveram-se para o XXII Além Mar Rali TAC, mas apenas 26 concluíram a prova. Ficaram pelo caminho 15 duplas.

O CAR prossegue agora nos dias 12 e 13 de agosto com o XLI Rallye Além Mar Santa Maria.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados