Açoriano Oriental
Livro sobre o Mosteiro de Nossa Senhora da Esperança

Hélio Nuno Santos Soares assina ‘O Mosteiro de Nossa Senhora da Esperança de Ponta Delgada - O património em diálogo com a sociedade’

Livro sobre o Mosteiro de Nossa Senhora da Esperança

Autor: Paulo Faustino

“O Mosteiro de Nossa Senhora da Esperança de Ponta Delgada - O património em diálogo com a sociedade” é o título do livro, da autoria de Hélio Nuno Santos Soares, que constitui a a mais recente aposta da editora açoriana Letras Lavadas.

O livro culmina as investigações levadas a cabo pelo padre Hélio Soares para a sua dissertação de Mestrado em Património, Museologia e Desenvolvimento da Universidade dos Açores.

“A devoção ao Senhor Santo Cristo dos Milagres é a mais agregadora, densa e transversal das devoções do arquipélago dos Açores. Agregadora, porque abraça uma comunidade composta por crentes social, económica e culturalmente distintos; densa, porque envolve sensibilidades, atos, consciências e atitudes de complexidade  profunda;  transversal, porque, nas  categorias  do  Tempo  e  do Espaço,  sobreviveu  com  dinamismo  às  vicissitudes  dos  séculos  passados até à atualidade e atraiu fiéis de geografias múltiplas, que lhe conferem a dignidade de  ser  uma  referência  transnacional  e  marco  identitário  das  ilhas,  sejam  as açorianas,  sejam  todas  as outras  da  Diáspora”, pode ler-se numa nota de imprensa sobre o assunto. Que realça que a imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres e a sua mística “habitam numa Casa: o Mosteiro de Nª S.ª da Esperança, na  ilha de São Miguel. Fundado no  século XVI, este espaço conventual resguarda o busto relicário do sofrimento cristológico que adquire protagonismo a partir da segunda metade do século XVII e que se mantém vivaz na fé de milhares de crentes”. 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados