Tecnologia

Ligação da fibra óptica às Flores e Corvo "é para avançar"

O Governo dos Açores obteve a garantia do Governo da República de que a ligação do cabo de fibra óptica às Flores e ao Corvo “é para avançar”, estando apenas a aguardar o visto do Tribunal de Contas.


“O ministro da Economia percebeu a importância do projecto, que não está em causa e vai avançar”, afirmou o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente.

José Contente falava no final de uma “reunião rápida, construtiva e eficaz” que teve esta manhã em Lisboa com o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, para analisar o processo da ligação do cabo de fibra óptica às duas ilhas do Grupo Ocidental dos Açores.

As Flores e o Corvo são as únicas ilhas do arquipélago que não estão ligadas ao cabo de fibra óptica, cuja concretização tem sofrido sucessivos adiamentos.

O contrato para esta ligação, num investimento de 20 milhões de euros, foi assinado a 18 de Maio, mas ainda não foi divulgado o calendário para a sua concretização.

José Contente salientou hoje à Lusa que ainda não foi possível estabelecer datas para o projecto avançar, frisando que isso está dependente do visto do Tribunal de Contas.
PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024