Açoriano Oriental
Covid-19
Líderes da UE realizam nova videoconferência em 19 de novembro

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia voltam a reunir-se por videoconferência em 19 de novembro para discutir a resposta comum à pandemia da covid-19, anunciou o porta-voz do presidente do Conselho Europeu.

Líderes da UE realizam nova videoconferência em 19 de novembro

Autor: Lusa/AO Online

“Tal como discutido na reunião da semana passada dos membros do Conselho Europeu, o presidente [Charles Michel] vai convocar uma nova videoconferência do Conselho dedicada à resposta da UE à covid-19 para quinta-feira 19 de novembro, indicou o porta-voz na sua conta oficial na rede social Twitter.

No último Conselho Europeu presencial em Bruxelas, realizado em 15 e 16 de outubro, os líderes europeus acordaram reunir-se regularmente, mesmo que por videoconferência, para irem acertando e coordenando a resposta europeia à covid-19, tendo celebrado o primeiro desses encontros na passada quinta-feira, 29 de outubro.

No final dessa videoconferência, Charles Michel e a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, sublinharam a necessidade de, ao contrário do sucedido na primeira vaga da pandemia da covid-19, na primavera, os 27 estarem desta feita efetivamente “unidos” e "solidários" para enfrentar uma segunda vaga que se está a revelar “brutal”.

Esta nova vaga, como recordarem os dirigentes europeus, já forçou a maioria dos Estados-membros a voltarem a adotar medidas restritivas para tentar conter a pandemia e alguns deles a pedir a parceiros europeus que acolham doentes, dado os respetivos serviços de saúde já não terem capacidade de resposta.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados