Açoriano Oriental
Líder do PSD/Açores quer eliminar “constrangimentos” da economia de Santa Maria

O líder do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, propôs-se eliminar os “constrangimentos” com que a economia da ilha de Santa Maria é confrontada nas acessibilidades aéreas e marítimas, bem como no acesso à saúde.

Líder do PSD/Açores quer eliminar “constrangimentos” da economia de Santa Maria

Autor: Lusa/AO Online

José Manuel Bolieiro, que se reuniu com o presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, único município de Santa Maria, declarou aos jornalistas, no final do encontro, que é necessário “eliminar os constrangimentos que criam problemas ao desenvolvimento da ilha e, por isso, também dos Açores”.

De acordo com o dirigente social-democrata, os constragimentos com o transporte de passageiros e carga, em particular o transporte de mercadoria, está a “penalizar a economia”.

Referindo-se ao transporte aéreo, o presidente do PSD/Açores mostrou-se convicto de que o seu projeto de criação de uma tarifa aérea única regional de 60 euros para residentes “vai dar um potencial diferente a todas as ilhas, em particular a Santa Maria”, com base numa reestruturação da capacidade da SATA Air Açores para cumprir com “cada vez mais aeronaves e regularidade de voos”.

José Manuel Bolieiro disse que, “com uma tarifa única de 60 euros, o passageiro residente escolherá a ilha de destino com base no seu interesse e não no preço”, referindo que “este é o mesmo princípio consagrado nas ligações entre os Açores e o continente”, em que é aplicado um sistema de reembolso, para os residentes no arquipélago, da diferença do bilhete comprado e o valor máximo de 134 euros, por viagem de ida e volta.

O líder do maior partido da oposição considerou também ser importante para fixar população nas ilhas captar profissionais diferenciados e qualificados para a saúde, a par da valorização da unidade de saúde de ilha, bem como na educação.

Bolieiro defendeu ainda a criação de incentivos para fixar os profissionais de saúde nas diferentes especialidades.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados