Açoriano Oriental
Líder do PSD/Açores pede melhores condições na escola básica de Santa Maria

O líder do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, congratulou-se esta terça-feira com os vários prémios regionais, nacionais e internacionais dos alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, apesar de os jovens “não terem as melhores condições”.

Líder do PSD/Açores pede melhores condições na escola básica de Santa Maria

Autor: Lusa/AO Online

O presidente do PSD/Açores, que elege a educação, a par da saúde, com uma das suas prioridades, declarou aos jornalistas que a escola, que “já tem previsão de obras, não está nas melhores condições, necessitando de uma requalificação”, enquanto o ginásio “precisa de melhorias”.

“Apesar da fragilidade das condições, os alunos estão a ter ótimos resultados, mas não se pode por isso deixar de reivindicar com prioridade e urgência a requalificação do edifício, a par da criação de uma sala polivalente para acrescentar às valências existentes uma oportunidade pedagógica e de valorização das iniciativas da comunidade educativa”, declarou o líder social-democrata dos Açores.

José Manuel Bolieiro visitou esta manhã, em Vila do Porto, a Escola Básica e Secundária de Santa Maria, no âmbito das jornadas parlamentares do PSD/Açores que decorrem esta semana naquela ilha do grupo oriental do arquipélago.

Com o Centro de Saúde de Vila do Porto também na agenda dos parlamentares do PSD, José Manuel Bolieiro considerou que é uma “justa reivindicação dos marienses” a deslocação de médicos especialistas a Santa Maria, acrescentando que medidas recentemente anunciadas pelo Governo Regional são bem-vindas mas “não satisfazem na plenitude”.

“Anunciar que há uma deslocação de médicos especialistas, que está muito aquém do anunciado em 2017, não pode merecer plena satisfação”, declarou o dirigente, acrescentando que há que reforçar estes meios para que haja “validade, consequência e eficácia”.

José Manuel Boleiro defende a disponibilização aos especialistas de equipamentos, no âmbito do processo de eficiência do centro de saúde, visando que “o ato médico tenha correspondência com os meios auxiliares de diagnóstico” e evitando-se que os pacientes tenham de se deslocar de Santa Maria para o Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

O líder do PSD/Açores colocou-se ao lado dos habitantes de Santa Maria na sua reivindicação por melhores acessibilidades aéreas e marítimas em termos de passageiros e carga, tendo defendido uma reforma que “permita equacionar para o novo modelo das obrigações de serviço público a nova realidade da oferta e da procura”, onde se assiste, na sua opinião, a uma “notória insuficiência”.

O presidente do PSD/Açores considerou ainda que sem estas ferramentas nas áreas da educação, saúde e transportes será “muito mais difícil fixar populações” nas ilhas dos Açores.

Estas ferramentas devem ser acompanhadas de uma estratégia para a habitação e para a empregabilidade, criando-se postos de trabalho através da geração de riqueza, com a economia de Santa Maria a manifestar “potencial para a próxima década”, concretizou.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados