Autor: Nuno Martins Neves/LUSA
O judoca açoriano foi o primeiro português a entrar em prova, fazendo a sua estreia num Mundial, diante do atual campeão africano do judo, o marroquino Yassine Moudatir (19.º do ranking mundial).
Nuno Carvalho ainda esteve na frente da luta, por waza-ari, mas acabou por ceder, por ippon, num combate que teve a duração de 2.47 minutos.
Terça-feira entram no “tatami” Joana Ramos (-52kg), frente à kosovar Lajlinda Kelmendi, André Soares, do Judo Clube de São Jorge (JCSJ) e Sergiu Oleinic, ambos em -66kg, enfrentando, respetivamente, o alemão Sebastian Seidl e o japonês Masashi Ebinuma.
O sorteio realizado domingo colocou na frente de Telma Monteiro (-57 kg), que compete quarta-feira, a vencedora do combate entre a kosovar Nora Gjakova e a argentina Melissa Rodriguez.
André Alves, em -73 kg, irá defrontar, também quarta-feira, o israelita Sagi Muki.
Quinta-feira entra em ação Ana Cachola (-63 kg), que enfrentará a vencedora do combate entre a turca Bahar Buker e a argelina Sonia Miziouallaoua, e Carlos Luz (JCSJ), em -81 kg, frente ao nepalês Deepak Shrestha.
Dia 30, Célio Dias e Tiago Rodrigues (JCSJ) representam as cores lusas nos -90kg, lutando, respetivamente, com o egípcio Hatem Abd El Akher e o hondurenho Osman Sanchez.
Jorge Fonseca sobe ao tatami no sábado, nos -100 kg, tendo de esperar pelo resultado do combate entre o norte-americano Myles Porter e o uruguaio Manuel Bueno.